Nesta quinta-feira (5), os corregedores gerais da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, do Ministério Público Estadual, procurador Eduardo Hiluy Nicolau, e da Defensoria Pública Estadual, José Augusto Gabina de Oliveira, reúnem-se com a sociedade civil de Imperatriz e comarcas vizinhas, com o fim de ouvir e conhecer as principais problemáticas do Sistema de Justiça na região. A reunião acontece às 9h, no Fórum Henrique de La Rocque (Rua Rui Barbosa, s/nº. - Centro).
Na data, as três Corregedorias lançam projeto de atuação integrada na fiscalização e busca por melhorias na prestação jurisdicional das comarcas do interior, envolvendo os serviços da Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.
Segundo o corregedor-geral da Justiça, o objetivo é ouvir a população e operadores do Direito da região e buscar soluções de melhoria nos serviços da Justiça, Defensoria e Ministério Público. "As reuniões são uma forma de conhecermos a realidade de perto, avaliar problemas e apontar soluções para que o cidadão tenha de fato a presença do Judiciário no lugar onde vive", ressaltou o desembargador Marcelo Carvalho.
Para Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, corregedor-geral do MP, a ação inédita vai aproximar o cidadão do promotor de Justiça, defensor público e do juiz. "A proposição é de relevada importância na medida em que pretende unir forças entre as instituições envolvidas com a prestação jurisdicional, para melhorar todo o Sistema de Justiça", ressaltou Eduardo Nicolau.
Para o corregedor da DPE, defensor José Augusto Gabina de Oliveira, o projeto trará um alinhamento das ações que vinculam os três órgãos, a abordagem in loco dos problemas existentes, e ouvirá a sociedade, que almeja acesso e eficiência do Judiciário. "Em uma visita simples como essa muitos problemas, que por vezes se arrastam há anos, são resolvidos com um diálogo franco com o cidadão, advogados, defensores, promotores e juízes", assinalou. (Asscom CGJ)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16166
Comentários