A Vara da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz realiza neste sábado (18), a sexta edição do Passeio Ciclístico, evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O passeio é aberto ao público, com distribuição de 300 camisas, e terá início às 16h, a partir do Fórum Ministro Henrique de La Roque, com o objetivo de chamar atenção da sociedade de Imperatriz para os números elevados de crimes cometidos contra o público infantojuvenil.
Segundo o comissário de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Cléverson Lindoso, o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime grave presente na sociedade, que requer medidas de enfrentamento em respeito aos ditames do Estatuto da Criança e do Adolescente. "O Dia 18 de Maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, após o estupro e morte da menina Araceli, ocorrido no estado do Espírito Santo em 1964", explica.
O Passeio Ciclístico faz parte da programação do Semana de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes promovida pela unidade judicial. A programação contou também com a realização de palestras na Escola Municipal Madalena de Canossa, realizadas nesta quinta-feira (16). A primeira palestra aconteceu no turno da manhã para alunos com idade dos 8 a 10 anos e no período da tarde para alunos de 13 a 14 anos, com o tema "Prevenção ao Abuso Sexual voltada para crianças e adolescentes", ministradas pela psicóloga da Vara da Infância, Ana Meire Filgueiras Santos.
O passeio ciclístico conta com a parceria das empresas Suzano, Bodim Bicicletas e Motos, Hotbel Distribuidora, Água Mineral Ana Rosa, Tok Bolsas, Cursos Mege, Top Sport, Armazém Paraíba, Feirão dos Móveis Magazine, Honda Motoca, Cebrac, Águia Propaganda e Pharmapele.