Comissários de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz realizaram na última semana palestras em escolas municipais de Vila Nova dos Martírios, município que faz parte da Comarca de Imperatriz. A iniciativa, resultado de parceria entre o Conselho Tutelar de Vila Nova dos Martírios e a Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, foi colocada em prática no Centro de Ensino Josué Montello e na Escola José de Ribamar Fiquene, e teve como palestrantes os comissários da Infância e da Juventude Caio Lopes Carvalho, Cléverson Neris Lindoso, Fábio Mendes da Silva e Digelda Costa Sousa.
Na oportunidade, foram abordados diversos temas relacionados à violência no âmbito escolar, a exemplo de "Bullying", "Drogas", e "Atos Infracionais". O evento foi organizado pelo Conselho Tutelar de Vila Nova dos Martírios junto com os diretores das escolas. Cerca de 450 alunos, do 6o ao 9o ano, foram beneficiados com as palestras. De acordo com informações da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, a iniciativa das palestras foi do Conselho Tutelar de Vila Nova dos Martírios, que procurou o Comissariado de Justiça, relatando uma onda de violência nas escolas do município.
A partir dessas tratativas, conselheiros tutelares e comissários de Justiça começaram a organizar as palestras, definindo os temas. "A receptividade foi muito boa, os alunos se mostraram interessados, principalmente, adolescentes, que eram o público-alvo. Eu, enquanto comissária de Justiça, acredito no poder de realizar um trabalho de prevenção. Falar com adolescentes sobre os malefícios de drogas, álcool, bullying, ato infracional é muito importante, pois os jovens precisam compreender que maus caminhos trazem consequências negativas que podem impactar a vida inteira", destacou a comissária de Justiça Digelda Costa Sousa.
Para a comissária, a experiência foi enriquecedora: "Foi gratificante porque nos sentimos muito bem acolhidos. Agradecemos ao Conselho Tutelar de Vila Nova dos Martírios, bem como à Secretaria de Assistência Social do Município pela organização e pela parceria com a Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz".
A Vara da Infância e Juventude de Imperatriz informou, ainda, que esse ciclo de palestras ministrado pelos comissários de justiça já foi colocado em prática em algumas escolas de Imperatriz, como atividade integrante do Projeto Arte e Cidadania. O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares Oliveira, deu total apoio os comissários de Justiça na realização do projeto de palestras, não estando presente em Vila Nova dos Martírios por conflitos na agenda.
Comentários