São Luís - O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Antonio Guerreiro Júnior, estará à frente do plantão judicial de 2º grau nos dias 1º e 2 de janeiro – o primeiro de 2013. Será o segundo plantão que cumprirá em início de ano, na condição de presidente, e o segundo para o qual é escalado em menos de duas semanas.
Por seis dias consecutivos (20 a 25 de dezembro), Guerreiro Júnior manteve rotina de despachos no TJMA, quando apreciou mais de uma centena de processos urgentes, entre habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares. A diretora-geral Sumaya Heluy e os assessores da presidência foram reconvocados para auxiliá-lo no novo turno de trabalho.
Durante o período natalino o presidente, entre outras matérias, indeferiu 37 habeas corpus (contra três deferidos). O plantão judicial atende –fora do expediente forense – às demandas com caráter de urgência, nas esferas cível e criminal.
Até segunda-feira, 31, responderá pelo plantão judicial a desembargadora Maria dos Remédios Buna Magalhães. A vice-presidente do TJMA assumiu as tarefas de plantonista do 2º grau em 26 de dezembro.
De 3 a 6 de janeiro, o plantonista será o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha. (Asscom TJMA)