Na programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção ocorreram atividades como concurso cultural e palestras

O Brasil tem vivido, ao longo dos últimos anos, um período de amplo debate acerca da corrupção e das consequências trazidas por atitudes que ferem a conduta ética e moral. Porém, o fluxo principal dos debates ainda é direcionado às corrupções nas instituições públicas, na política ou no ramo empresarial.
Tentando estabelecer outras óticas de análise, inserindo reflexão acerca das "pequenas corrupções" cotidianas no debate público, as Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) realizaram, nessa quarta-feira (7), ação alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção na quadra de esportes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Com o tema "Trapacear não é brincadeira", os alunos do IEMA tiveram a oportunidade de refletir acerca da própria conduta cotidiana frente aos desafios éticos que podem conduzir às "pequenas corrupções" como furar fila, colar na prova, piratear filmes e álbuns de música, entre outras atitudes.
"Para passar a mensagem que 'trapacear não é brincadeira', que é o tema da nossa campanha deste ano, nós escolhemos o IEMA e lançamos esse projeto há um mês, através de um concurso. A ideia é que, no futuro, nós consigamos ampliar esse projeto para outras unidades do IEMA e para outras unidades da rede pública no Estado", explicou o secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o evento é fruto de uma parceria que resultou em direcionamentos pedagógicos positivos no combate à corrupção. "Foi um momento de muita alegria para todos nós da equipe de Ciência e Tecnologia do IEMA porque o evento foi muito bem concebido e organizado, os trabalhos que abordaram o tema combate à corrupção foram muito bem elaborados, reconhecidos no seu mérito por um juri técnico e aclamados no dia de hoje", comentou o secretário. "A parceria entra a SECTI e a Transparência veio para ficar e nós temos que incorporar esse evento ao nosso calendário", destacou.

Atrações culturais
A programação contou com a apresentação dos alunos do Grupo Artístico Maria Aragão (GAMAR), da Unidade Integrada Maria José Aragão, com o espetáculo "Só uma besteirinha". Em seguida, alunos do IEMA e do Liceu Maranhense se apresentaram no Show de Talentos. A banda Plural de Nós foi o destaque cantando alguns clássicos da música popular brasileira e da nova geração da MPB.
A programação contou também com a atração humorística Pão com Ovo, que levou ao palco o debate acerca do tema. Em seguida, o Estúdio de Dança Luzia Aureliano fez a apresentação de uma sequência de "Giseles", dança apresentada pelos bailarinos em três atos.
 
Concurso Dia Internacional Contra a Corrupção
Na ocasião, também foram premiados os trabalhos vencedores do Concurso Dia Internacional Contra a Corrupção nas categorias folder, curta-metragem e fotografia. Os vencedores de cada categoria receberam tablets, livros outros prêmios, além da certificação.
O estudante David Vilar, vencedor na categoria folder com o trabalho "Corrupção no cotidiano brasileiro", explicou que não existe diferença entre pequenas e grandes corrupções, o que existe, segundo ele, é uma suavização cultural dos pequenos atos de corrupção. "O nosso folder buscou abordar pequenas corrupções no cotidiano brasileiro que passam despercebidos por terem se tornado algo cultural na nossa sociedade", comentou David Vilar.
Vencedor da categoria curta-metragem, Ruy Castro de Souza Abreu comentou sobre o enredo do trabalho: "Eu tentei representar a corrupção como uma fome insaciável e como nós temos que lutar contra ela. O som estridente e o bolo comido com um grande desejo no curta é para tentar dar essa ideia de descontrole", explicou.
O evento teve apoio das Secretarias de Estado da Educação (SEDUC), Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP), Turismo e Cultura (SECTUR), da Rede de Controle e Gestão Pública e da Associação dos Auditores do Estado do Maranhão (AUDIMA).