O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdpe/MA), está promovendo a oficina "O Papel do Conselheiro no Controle Democrático para Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa". O objetivo é uniformizar as informações sobre a importância do Conselho no controle social das políticas públicas voltadas à população idosa entre os atuais e os novos conselheiros representantes do poder público e da sociedade civil que passaram a integrar a nova composição do colegiado.
A capacitação, desenvolvida em três módulos durante este mês de abril, está sendo realizada no auditório da Escola Superior. Para a realização do primeiro módulo, a presidente do Cedima e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa da DPE/MA (Ciapvi), Isabel Lopizic, convidou como facilitadoras a consultora Ivaneide Giacomimi da Cruz, que é especialista em gerontologia, e a conselheira Eslen Sofia Ferreira Pereira.
"Com a recente inclusão dos novos conselheiros, identificou-se a necessidade dessa capacitação para que os mesmos possam melhor se adequar às atribuições e atividades do conselho", justificou Lopizic, aproveitando para destacar a profícua parceria entre a Escola Superior da DPE/MA e o Cedima.
O diretor da Escola Superior da DPE/MA, Cristiano Matos de Santana, participou da abertura da oficina. Na ocasião, ele destacou a atuação da Defensoria tanto na defesa quanto na promoção de ações em prol do idoso. Citou o trabalho realizado pelo Núcleo Especializado do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde e do Ciapvi.
Cristiano informou ainda que a Escola Superior retomará, em breve, o curso Cuidador de Idoso, que a Defensoria Pública vem desenvolvendo em São Luís e cidades do interior desde 2011. O curso, com transmissão via satélite, é fruto de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e tem a coordenação do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da DPE/MA.
Publicado em Justiça na Edição Nº 14688
Comentários