São Luís - Em cerimônia realizada na manhã dessa sexta-feira (1º), foi empossada a nova ouvidora de Segurança Pública do Maranhão, Elivânia Estrela Aires. Presentes, o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, familiares, autoridades civis e militares e ouvidores de outros órgãos. Ela permanecerá à frente do órgão durante o biênio 2013-2014.
Aluísio Mendes desejou sucesso e garantiu que dará total apoio nos trabalhos da Ouvidoria. “O órgão é de fundamental importância para o monitoramento da atividade policial e representa os olhos e ouvidos da população. Queremos sempre, em conjunto, buscar estratégias que resultem na melhor execução das políticas públicas do setor”, disse o secretário.
Elivânia Estrela Aires ressaltou a importância da união de todo o sistema de Segurança e apresentou suas metas de gestão. “Minha grande missão é que a Ouvidoria possa ser cada vez mais esse elo entre a população e o Sistema de Segurança. Sei que tenho total apoio do secretário e quero que nesta nova gestão possamos apresentar propostas mais proativas. Vamos buscar uma maior participação popular”, ressaltou a nova ouvidora.
Além de uma maior participação popular, Elivânia Estrela tem como projetos de gestão interiorizar o órgão. Segundo ela, um cronograma de viagens ao interior será criado no intuito de expandir os trabalhos também a outros municípios do Maranhão. “Pretendo entregar um panorama da visão que a sociedade maranhense possui do Sistema de Segurança. Será um observatório social”, completou.
Durante a cerimônia, integrantes do Grupo de Teatro Gamar, da Cidade Operária, amigos e familiares da gestora prestaram homenagens e desejaram sucesso na missão. Elivânia Estrela foi escolhida pela governadora Roseana Sarney, após a análise de uma lista tríplice contendo nomes de representantes de movimentos sociais. Elivânia Estrela é licenciada em Ciências Religiosas, Especialista em Direitos Humanos em defesa dos direitos de Criança e Adolescente e Combate ao uso de Drogas. Ex-conselheira Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, atualmente coordena os projetos da ONG Internacional Medicus Mundi Itália.
Também participaram da posse os secretários-adjunto da SSP, Laércio Costa (Inteligência e Assuntos Estratégicos) e Antonio Roberto Silva (Desenvolvimento e Articulação Institucional); a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende; o comandante geral de PM, coronel Franklin Pacheco; coronel Iratan Barbosa, secretário municipal de Trânsito de São José de Ribamar, além de ouvidores do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, das Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Assistência e Cidadania (Sedihc) e a da Mulher (Semu), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de conselheiros comunitários de Segurança de diversos bairros da Região Metropolitana e oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
A Ouvidoria
A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública foi criada em 2002 e regulamentada em 2006. O órgão encaminha as denúncias para a Corregedoria e acompanha a apuração, trabalhando para que a investigação seja imparcial. Atua como intermediária entre o usuário e a SSP, com o objetivo de melhorar seus serviços, aprimorar suas ações e contribuir para corrigir distorções. As denúncias podem ser realizadas pessoalmente, na sede da Ouvidoria (Rua 7, Quadra A, São Francisco) ou pela internet, pelo site (”www.ouvidoriama.blogspot.com) ou email (ouvidoria@ssp.ma.gov.br).
Comentários