O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho foi reeleito para o cargo de ouvidor judiciário do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Como ouvidora substituta, foi eleita a juíza convocada Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro. A eleição ocorreu nessa segunda-feira (04), durante a Sessão Administrativa Extraordinária para eleição dos novos dirigentes da instituição para o biênio 2014-2015.
Para o desembargador ouvidor, a recondução, por unanimidade, ao cargo é fruto do trabalho que vem desenvolvendo não apenas à frente da Ouvidoria do TRT-MA, mas no comando da coordenação nacional dos ouvidores da Justiça do Trabalho. “O Tribunal reconheceu nosso trabalho e nos reconduziu. Nessa nova gestão, vamos, então, tentar reestruturar as ouvidorias regionais, com aquisição de mais servidores e realização de cursos pela Ouvidoria, para melhor divulgação de suas atividades e com o objetivo final de conscientizar o cidadão que nos procura”, disse o magistrado.
“Sinto-me honrada em ter sido indicada como ouvidora substituta pelo nosso Egrégio Tribunal ao lado do desembargador ouvidor Gerson de Oliveira, atuando no processo de interlocução entre o cidadão e a Justiça do Trabalho maranhense, de modo que as manifestações dos cidadãos ensejem contínuo aperfeiçoamento dos serviços públicos que prestamos à comunidade, pois a Ouvidoria é um instrumento da democracia participativa que permite o diálogo do cidadão com a instituição”, declarou a juíza convocada Solange Castro Cordeiro.
Ouvidor reeleito - Mestre na área de Concentração em Direito Público e doutorando em Direito Público, Gerson de Oliveira tomou posse como desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no dia 08 de novembro de 2001. Foi eleito vice-presidente e corregedor do TRT-MA, para o biênio 2005/2007. Foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no período de 26 de junho de 2007 até 19 de junho de 2009. Atualmente exerce o cargo de Ouvidor da Justiça do Trabalho - TRT 16ª Região, eleito por unanimidade.
Ouvidora substituta – Especialista em Direito Público e Privado nas áreas de conhecimento de Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Civil, Teoria Geral do Direito, Teoria Geral do Processo, Filosofia e Sociologia, a juíza Solange Castro Cordeiro exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de docente em instituições de ensino de nível superior e de fiscal de rendas da Secretaria Municipal de São Luís. Foi classificada em segundo lugar, em 1993, no concurso para provimento de cargo de juiz do trabalho substituto do TRT da Paraíba (13ª Região), com nomeação no mesmo ano; aprovada em terceiro lugar para juíza do trabalho substituta do TRT-MA, 1994, quando foi nomeada. Foi juíza titular da Vara do Trabalho de Caxias a partir de 1995 e da 4ª VT de São Luís, a partir de agosto de 2001. Atualmente, é juíza convocada, aguardando nomeação para ocupar o cargo de desembargadora do TRT-MA.
Mesa diretora - Durante a sessão, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, atual vice-presidente e corregedor do Tribunal, foi eleito presidente para o biênio 2014-2015. James Magno Araújo Farias, atual diretor da Escola Judicial, foi eleito para ser o próximo vice-presidente e corregedor. Na oportunidade, os desembargadores Américo Bedê Freire e Ilka Esdra Silva Araújo foram eleitos, respectivamente, para os cargos de diretor e vice-diretora da Escola Judicial. O juiz titular da Vara do Trabalho de Bacabal, Bruno de Carvalho Motejunas, por indicação e aprovação do Tribunal Pleno, será o coordenador-geral da Escola Judicial. O atual presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), Carlos Gustavo Brito Castro, será o juiz auxiliar da Presidência. A solenidade festiva de posse ocorrerá no dia 19 de dezembro de 2013. Os novos dirigentes entrarão em exercício nos seus respectivos cargos no dia 1º de janeiro de 2014.