267 eleitores colaboraram com a Justiça Eleitoral

No domingo, 2 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou eleição simulada biométrica em Montes Altos com o objetivo de treinar eleitores e mesários para utilizar o sistema que será usado pela primeira vez no município.
A cidade, localizada no sul do estado, fica distante 694 km de São Luís e possui 6.096 eleitores aptos a votar em 2018. Noventa e dois mesários e 5 supervisores de prédios trabalharam em 23 seções de 9 locais de votação, que funcionaram entre 8h às 12h.
Para participar da simulada, os eleitores, após identificados pela urna eletrônica biométrica, escolheram 6 candidatos fictícios a presidente, governador, 2 senadores, deputados federal e estadual, podendo ainda ter dúvidas sobre o processo esclarecidas.
Durante a simulada, os juízes Júlio Praseres e Wellington Castro (membros da Corte) e Bruno Nayro de Andrade Miranda (titular da 103ª zona eleitoral), acompanhados do diretor-geral Flávio Costa e dos secretários Rhycleyson Martins (Judiciário) e Gualter Lopes (Tecnologia da Informação), assessores, advogados, representantes de partidos políticos e imprensa, visitaram os locais de votação, em especial 2 seções da aldeia indígena São José.
Dos 6.096 eleitores aptos a votar em Montes Altos, 267 participaram.

Sistema biométrico
Um total de 92 cidades do Maranhão, o que representa 3 milhões 380 mil e 833 eleitores (74,51% do total do estado), utilizarão urnas biométricas para votar nas eleições 2018. Neste ano de eleições gerais, o TRE realizou simuladas em 3 municípios: São João do Sóter, Pinheiro e Montes Altos.