O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão orienta eleitores em situação irregular ou com o título cancelado a procurarem o quanto antes cartórios eleitorais e postos de atendimentos dispostos pelo estado. Neste ano de eleição, o cadastro eleitoral fecha em 4 de maio, mas, à proporção que a data se aproxima, as filas e o tempo de espera aumentam devido ao grande número de pessoas. Em todo o estado, mais de 337 mil eleitores estão em situação irregular. Só em São Luís são 114 mil 211.
“A experiência tem demonstrado que na maior parte do ano há pouca procura porque os eleitores deixam para buscar o serviço já na última hora, muito próximo do fechamento do cadastro eleitoral. Tal situação ocasiona dificuldades e desconfortos em razão das grandes filas que se formam”, explica Gilson Borges, diretor geral do TRE-MA.
Como forma de otimizar o atendimento do eleitor de São Luís, a partir da próxima segunda-feira, 29 de fevereiro, o horário de funcionamento do Fórum Eleitoral, localizado próximo ao Anel Viário, será de 8h às 18h, de segunda a sexta. O eleitor tem a opção também de procurar atendimento na unidade do Viva Cidadão do Jaracati, que está aberta ao público das 8h às 18h.
Para saber se você está em algumas das situações acima relatadas, basta acessar o endereço eletrônico “http://www.tre-ma.jus.br, clicar na guia “eleitor”, optar por “situação eleitoral”. A consulta pode ser feita pelo nome ou pelo número do título. Além de rápido e fácil, é prático e não custa nada. Outra alternativa de consulta à situação eleitoral é ligar para o número 0800 098 5000 de segunda a sexta das 8h às 18h.
O eleitor em situação irregular ou com o título cancelado, além de não poder comparecer às urnas, fica impedido de ser nomeado em cargo público, obter empréstimos ou receber benefícios concedidos pelo governo, por exemplo.
Em Imperatriz, cujo prazo de recadastramento biométrico encerrou em 17 de fevereiro, o atendimento funciona no Fórum Eleitoral, na Unidade Regional de Educação (URE) e no Viva Cidadão. Nas outras cidades onde está sendo implantada a biometria, o atendimento obedece regras locais estabelecidas pelos juízes, devendo o eleitor procurar por informações nos respectivos cartórios eleitorais.
Outros serviços também podem ser feitos nos fóruns eleitorais e/ou nos postos de atendimento como alistamento de novos eleitores, emissão de segunda via, transferência e emitidas certidões.
Publicado em Justiça na Edição Nº 15541
Comentários