A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima) darão início, nesta terça-feira (25), à programação em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, cujas comemorações transcorrem no próximo dia 1º de outubro. Os idosos que cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas serão atendidos por defensores públicos e assistentes sociais da DPE/MA, que prestarão esclarecimentos sobre os direitos e deveres das pessoas com idade acima de 60 anos, que cumprem pena em regime fechado.
Conforme a programação, as atividades estão marcadas para esta terça-feira, 25, no auditório do Presídio São Luís I, das 9h às 12h. “Conhecer direitos: prerrogativa de todos”, é o tema da palestra que será ministrada pelo defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda, seguido de “Espiritualidade na Terceira Idade”, apresentada pela assistente social da Defensoria e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic. A manhã no presídio contará ainda com a apresentação cultural do grupo “As Meninas Show”, da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade.
A programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso terá prosseguimento na sexta-feira (28), com a realização da palestra “Prevenção de Quedas na 3ª Idade”, que será promovida pela Fundação de Seguridade Social (Geap), instituição parceira da DPE/MA, comprometida com a valorização e a dignidade da pessoa idosa. O evento está marcado para as 15h, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep).

Concurso literário
O ponto alto da programação será no dia 1º de outubro, quando a Defensoria Pública, em parceria com a Academia Maranhense de Letras, realizará a solenidade de apresentação dos vencedores do Concurso Literário, “Re-Vivendo Memórias”, às 9h30, na AML.
O evento terá apresentações de música, poesia, homenagem a quatro idosos centenários, entrega de certificado aos participantes do concurso literário e lançamento da cartilha do Ciapvi.
Para a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, o objetivo da programação é mostrar que a velhice é uma etapa da vida que precisa ser bem vivida, que é possível ser idoso e continuar contribuindo com o mundo. “Queremos mostrar o idoso ativo incluído em atividades sociais e respeitado enquanto cidadão. Esse concurso literário é uma forma dos idosos se sentirem reconhecidos, o maior prêmio é a participação”, disse Lopizic, acrescentando que na segunda-feira (1º), haverá ainda uma palestra sobre “Cuidados com a Pessoa Idosa”, às 15h no Centro de Saúde Amar, localizado no bairro Vicente Fialho.