O Sistema Integrado de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), é um dos concorrentes ao 15º Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública, em 2012. O prêmio é realizado durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip) com o objetivo de destacar os melhores projetos na área de tecnologia da informação voltada à melhoria dos serviços públicos.
Este ano, o 18º Congresso acontecerá em São Paulo, entres os dias 21 e 22 de agosto deste ano. Segundo a supervisora de Informática da DPE/MA, Renata Cantanhêde, o SIAPD reúne todas as condições para participar do prêmio, que identifica e divulga as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como as organizações não governamentais e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.
Por meio da compilação de dados dos presos provisórios ou definitivos, o Siapd auxilia nos atendimentos realizados dentro das unidades prisionais e nas varas de Execução Penal. Através deste sistema, é possível fazer o monitoramento da vida carcerária do preso, visando aumentar suas chances de resgatar a liberdade e se ressocializar, visto que garante a duração razoável do processo e a aplicação justa da pena, trazendo assim dignidade à população carcerária.
Dentro deste contexto, a compilação de dados estatísticos sobre a condição e características dos presos auxilia na promoção de políticas públicas voltadas a este público, tais como programas de ressocialização que envolvam educação e atividades profissionais.

O Congresso
O CONIP é o principal evento brasileiro de governo eletrônico que reúne as principais lideranças públicas responsáveis pelos projetos de modernização da gestão governamental e os principais fornecedores de soluções de TI para governos. (Lucienne Santos)