A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, da cidade de São Mateus, uma capacitação sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas.
A reunião foi presidida pelo superintendente de Articulação e Avaliação de Direitos Humanos da Sedihc, Pedro Gabriel Sousa, e pela coordenadora de Assuntos Internacionais da Sedihc, Ana Paula Almeida.
Participaram do encontro o representante do Ministério Público Estadual da Comarca de São Mateus, Clodomir Bandeira, além da equipe técnica da Assistência Social municipal, Cras, Creas, CadÚnico, Conselho Tutelar, representantes de outras Secretarias Municipais e da sociedade civil.
Na capacitação foram debatidos assuntos relacionados ao Combate do Tráfico de Pessoas e como o município pode prevenir tal violação de direito. O treinamento foi realizada em São Mateus, pois trabalhadores deste município já foram resgatados de situação análoga à escravidão, em varias regiões do Brasil.
No município são ofertados cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que são oferecidos para a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.