Divulgação

A Comarca de Carolina alcançou a marca de 1.500 processos digitalizados, o que representa um terço do acervo em trâmite na unidade judicial. A comarca participa do projeto Digitalizar Já instituído por meio das Portarias Conjuntas N° 15/2019 e N° 16/2019, e que visa garantir a tramitação virtual dos processos judiciais em todo o Estado do Maranhão.
Dados da Secretaria Judicial apontam que dos 4.850 processos físicos, incluindo os processos criminais, restam menos de 3 mil para digitalização. "A migração de processos para o ambiente virtual é uma atividade minuciosa, devido ao cuidado com as folhas, numeração e a própria íntegra dos autos que deve constar no sistema eletrônico", frisa a secretária Marléia Ribeiro.
Segundo último relatório divulgado pela Assessoria de Informática da Corregedoria Geral da Justiça, atualizado até o último dia 11 de fevereiro, 39.623 processos já haviam sido virtualizados pela Justiça de 1º Grau do Maranhão.

RETOMADA - No último dia 18 a CGJ restabeleceu as atividades da Central de Digitalização localizada em São Luís. A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e com a parceria do Exército Brasileiro, representado pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva.
Considerando o atual cenário de pandemia, com o fim de evitar a propagação da Covid-19, medidas de prevenção foram implementadas para o desenvolvimento do trabalho.
A execução do projeto ocorre em duas etapas, colaboradores do Exército fazem a higienização, a digitalização e a remontagem dos processos. A segunda etapa consiste na migração dos processos já digitalizados para o Sistema Pje, executada de forma remota por servidores do Judiciário em regime de teletrabalho.