Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e seus assessores participaram, nessa quarta-feira (05), de treinamento para utilização do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O novo sistema será instalado no Tribunal e Vara de Barreirinhas, na manhã desta segunda-feira (10), com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.
O treinamento foi ministrado pelo diretor da Escola Judicial do TRT da 24ª (MS) e multiplicador do PJe-JT, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, no Laboratório de Informática da Escola Judicial do TRT do Maranhão, no bairro Areinha. Os desembargadores e assessores conheceram como funciona o processo judicial eletrônico, aprenderam a praticar atos do segundo grau de jurisdição, no ambiente do PJe, e participaram de uma sessão simulada no Tribunal Pleno, com a utilização do processo eletrônico.
“Neste momento, em que entramos numa nova era na Justiça do Trabalho, os magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região encontram-se em treinamento intensivo para dar os primeiros passos na concretização do processo judicial eletrônico no TRT do Maranhão, com segurança e conhecimento técnico”, disse a presidente do tribunal, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, durante o treinamento.
Amaury Rodrigues explicou que o objetivo é fazer com que os desembargadores do TRT-MA e os assessores conheçam a metodologia para utilização do PJe-JT e aprendam, na prática, a usar o sistema.
Em cumprimento ao cronograma para instalação do PJe-JT, já passaram pela capacitação para uso do processo judicial eletrônico os juízes de 1º grau da Justiça do Trabalho no Maranhão e os servidores do tribunal e das varas do Trabalho de Barreirinhas, Chapadinha e Presidente Dutra, as primeiras VTs que utilizarão o novo sistema. Os servidores das demais varas passarão por treinamento, conforme o calendário de instalação do PJe em cada VT.
Nesta sexta-feira (07), haverá palestra de apresentação PJe-JT aos operadores do Direito, às 14h30, no auditório do TRT, no bairro Areinha, em São Luís.
Na próxima segunda-feira (10), o PJe será instalado no TRT e Vara de Barreirinhas e, nos dias 12 e 14, em Chapadinha e Presidente Dutra, respectivamente.
O Sistema de Processo Judicial Eletrônico é originário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os módulos utilizados na Justiça do Trabalho estão sendo aperfeiçoados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunais Regionais do Trabalho.
Publicado em Justiça na Edição Nº 14572
Comentários