São Luís - O Comitê Interno do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), no âmbito da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), participou de reunião técnica com representantes do Núcleo da Excelência Pública (NEP) do Maranhão sobre o “avalia.com”, uma das ferramentas que será utilizada para a elaboração do diagnóstico simplificado da gestão da DPE, ano 2013.
Participaram da reunião com o consultor sênior do GesPública, Oliveira Filho, a subdefensora e coordenadora executiva do comitê, Mariana Albano de Almeida; a corregedora geral da DPE/MA, Fabíola Barros; o gestor de atividade-meio, Gil Eanes Fonseca Lobato; e a supervisora do núcleo de tecnologia de informação, Renata Sousa Cantanhêde.
Na reunião, foram discutidos pontos do diagnóstico como o uso da ferramenta virtual avalia.com. Na oportunidade, a subdefensora Mariana Albano de Almeida afirmou que a Defensoria, adesa desde 2010, tem buscado continuamente sua melhoria gerencial, através da adoção de boas práticas de gestão que sejam capazes de garantir o atendimento adequado às demandas apresentadas pela população, favorecendo o fortalecimento da imagem da Defensoria como a grande porta de entrada dos cidadãos aos seus direitos.
“Vimos, ao longo dos últimos dois anos e meio, aperfeiçoando a prestação de nossos serviços de modo a atender, de maneira qualificada, a população maranhense, com preocupação especial com aquela residente no interior do estado, motivo pelo qual a interiorização de nossas ações deve continuar. Todos os nossos colaboradores estão engajados na construção de um modelo profissional de administração pública e na prestação eficiente dos serviços que oferecemos”, destacou Mariana Albano.
Além de palestras de sensibilização, a Defensoria também implantou o programa “5S” semanal, com a elaboração de papéis de parede para os computadores, trazendo informações e dicas importantes para o dia a dia dos servidores e defensores. Já está em processo de elaboração a Carta de Serviços 2013.
A instituição também tem investido na melhoria de suas instalações, com a pintura e a sinalização do prédio-sede e nas obras de reestruturação dos núcleos regionais, que incluem a padronização e melhorias na estrutura física e gerencial de todas as unidades de atendimento. Em breve, todos os núcleos contarão com serviços permanentes de manutenção predial, que facilitará a realização de reparos na sua estrutura, em menor tempo e burocracia. O contrato de manutenção predial da sede e de parte dos núcleos regionais já foi assinado pelo defensor geral, Aldy Mello Filho, assim como o termo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública, que garantirá a segurança das unidades por meio de efetivos da polícia militar.
O GesPública, criado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento para orientar os órgãos públicos baseado na avaliação continuada da gestão, desenvolve e dissemina ferramentas de administração, com o objetivo de dar apoio ao gerenciamento e à gestão do conhecimento, além de estimular o mapeamento, a disseminação e a incorporação de boas práticas gerenciais.
Publicado em Justiça na Edição Nº 14693
Comentários