A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) registrou 13.357 novas empresas no 1º semestre deste ano, um aumento de 14% em relação a igual período do ano passado. As firmas individuais formadas por empresário e Micro Empreendedor Individual (MEI) somaram 11.475, correspondente a 86% do total registrado.
De acordo com a presidente da Jucema, Sueline Fernandes, o grande número de registro destes estabelecimentos evidencia a política implantada pelo governo estadual de incentivo aos pequenos negócios e é um indicador da vitalidade da economia maranhense, uma resposta dos empresários aos estímulos do poder público.
Foram ainda registradas 1.678 sociedades limitadas, 185 Empresas Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), 16 cooperativas, 3 sociedades anônimas e 516 filiais. "Estamos trabalhado em conjunto com o Governo do Estado e todos os órgãos envolvidos no sistema de registro e legalização de empresas, propiciando facilidade e agilidade dos procedimentos legais de registro, visando à expansão da atividade produtiva e a dinamização da economia local", destacou.
A presidente informou ainda que a Jucema possui 12 unidades de atendimento descentralizado, capacitadas para prestação dos serviços de registro e arquivamento dos atos das empresas, autenticação de livros mercantis, expedição de certidões e informações. No interior do estado são nove escritórios regionais instalados nos municípios de Imperatriz, Caxias, Barra do Corda, Balsas, Pinheiro, Chapadinha, Bacabal, Santa Inês e Presidente Dutra.
Na capital o atendimento é feito na sede do órgão e em outras duas unidades instaladas nos Viva Cidadão da Praia Grande e João Paulo. A Junta Comercial dispõe ainda de 11 prepostos em municípios conveniados com Prefeituras Municipais e Associações Comerciais para recebimento de processos.