Divulgação

Tem início nesta segunda-feira, 22, às 19h, a "Semana de Incentivo à Humanização da Pena e Promoção da Vida no Sistema Prisional" (22 a 25), com palestras ao vivo (lives) de magistrados e especialistas convidados, no instagram da Corregedoria-Geral da Justiça (@cgj.ma).
A ação é alusiva à passagem do dia "Dia Internacional em Apoio às Vítimas da Tortura" - 26 de junho. A data foi instituída pela ONU como oportunidade para refletir e conscientizar sobre os direitos humanos, intensificar a luta contra a tortura e outros tratamentos e penas cruéis, desumanos ou degradantes e expressar solidariedade às vítimas.
Às 19h, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira, mediará a live "Desafios para humanização da pena e promoção da vida no sistema prisional", tendo como convidado o presidente o vice-presidente da Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), Jacopo Sabatiello.
A AVSI Brasil é parceria da CGJ-MA na campanha "Humanizar a Pena, Promover a Vida", que está sendo desenvolvida com apoio da União Europeia nas comarcas de Itapecuru-Mirim e Bacabal, no âmbito do Projeto "Más allá de las fronteras (Além das Fronteiras). A parceria conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão, Escola Superior da Magistratura (ESMAM), Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e Secretaria de Estado de Administração penitenciária (SEAP). 
CONVIDADO - Jacopo Sabatiello é graduado em Economia com Especialização em Políticas Públicas e Instituições internacionais pela Universidade Comercial Luigi Bocconi de Milão (2004). Assessor do Vice-Presidente do Parlamento Europeu (2005) e responsável para atividades de lobby para Confederação das Indústrias da Itália na União Europeia em Bruxelas (2006). Especialista para Políticas de Cooperação Internacional da União Europeia na Embaixada italiana de Belgrado na Sérvia (2007-2008). Desde 2008, Gerente Geral da AVSI em Minas Gerais coordenando projetos na área de Direitos Humanos das Pessoas Privada de Liberdade, Responsabilidade Social Corporativa, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Socioambiental, Educação e Geração de trabalho e Renda. Desde 2015 Vice-Presidente da AVSI Brasil assumindo a responsabilidade da organização em seis Estados da Federação. Em 2017, recebeu do Presidente da República Italiana a condecoração como Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália para promoção de relações de amizade e de colaboração entre a Itália e Brasil. (Helena Barbosa-Asscom CGJ)