O Poder Judiciário de João Lisboa recebeu, na quarta-feira, 4, a visita de 40 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da "Unidade Integrada Desembargador Nicolau Dino", com o objetivo de conhecer as instalações do Fórum e saber sobre o trabalho do magistrado no município.
Os alunos estavam acompanhados do professor Rafael Alves da Silva, que ministra a disciplina "Ética e Cidadania" e solicitou a visita para com o objetivo de proporcionar aos estudantes o conhecimento prático do conteúdo ministrado nas aulas.
O juiz 1ª Vara, Glender Malheiros Guimarães, recebeu os visitantes e fez uma breve palestra informativa, explicando, em linguagem informal, sobre a divisão do Estado nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as funções de cada um dos seus membros.
Dentre os assuntos abordados, o juiz enfatizou as atribuições dos prefeitos municipais na administração dos recursos públicos e prestação de serviços à população; a competência de edição das leis pelos vereadores; a função fiscalizadora dos atos administrativos da prefeitura pela Câmara Municipal e, finalmente, a constituição do Poder Judiciário na comarca e a atuação dos magistrados no controle da legalidade dos atos administrativos municipais.
"Houve uma curiosidade por parte dos alunos de efetivamente conhecer quais as ações e como funciona o Poder Judiciário, especificamente, e as atribuições do magistrado dentro do município. De maneira sumária e na linguagem adequada para crianças de doze a catorze anos, expusemos sobre as atribuições e competências do magistrado dentro do município e as suas relações com os demais poderes", explicou.
"Eu posso dizer que, de maneira geral, foi uma ótima visita. Fomos bem atendidos e os alunos estão muito satisfeitos. O juiz fez uma explanação e deu exemplos de maneira clara e responderam todas as perguntas. Uma das coisas que eu mais gostei foi a linguagem adequada para os alunos, de modo que eles puderam entender. Em outras oportunidades, nós vamos levar outros alunos, dependendo das circunstâncias. Surgiu o convite para assistir ao julgamento e eles estão muito motivados para participar", disse o professor.
Ao final da palestra, o juiz convidou os estudantes a comparecerem à sessão do Tribunal do Júri que será realizada no dia 31 de março. Segundo a avaliação do diretor da escola, Jackson da Silva Mota, a visita foi "perfeita". "Os alunos ficaram encantados com tudo o que viram e ouviram", disse. (Helena Barbosa - Asscom CGJ)
Publicado em Justiça na Edição Nº 16583
Comentários