Um total de 928 candidatos faltaram nesse domingo (3) à prova objetiva do concurso para juiz de Direito substituto de entrância inicial promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão – o que corresponde a 31,1% dos 2.983 concorrentes habilitados nessa primeira etapa do seletivo.
Os candidatos enfrentaram cinco horas seguidas de prova na Faculdade Fama (Turu), que começou às 8h. O concurso é organizado pelo Cespe/UNB. Estão em disputa 31 vagas e formação de cadastro de reserva.
Durante todo o dia, a comissão, presidida pelo juiz de Direito Luís Carlos Dutra dos Santos, permaneceu no local das provas. “O concurso transcorreu com normalidade, não sendo registrada nenhuma ocorrência negativa”, disse o presidente.
Nesta quarta-feira (6) está prevista a divulgação dos gabaritos, nos sites do Cespe (www.cespe.unb.br) e do TJMA (www.tjma.jus.br).
Este é o primeiro concurso para juiz de Direito promovido pelo TJMA desde 2008 (quando também foram oferecidas 31 vagas), e o primeiro elaborado pela gestão do desembargador-presidente Antonio Guerreiro Júnior.
“Os aprovados ao final do certame irão atuar como juiz substituto em comarcas de entrância inicial, no interior do Estado, e sob indicação exclusiva da Corregedoria Geral da Justiça”, lembra Guerreiro Júnior.
Concurso – A seleção terá seis etapas. Além da prova objetiva, haverá provas discursiva e oral (de caráter eliminatório e classificatório), e de prática de sentença.
Os aprovados passarão por outros exames, que incluem desde sindicância da vida pregressa e investigação social, exames de sanidade física e mental, psicotécnico, avaliação de títulos e curso de formação inicial para ingresso na magistratura (de caráter eliminatório e promovido pela Esmam).
Das vagas abertas, e das que vierem a ser criadas no prazo de validade do concurso, 5% serão preenchidas por candidatos com algum tipo de deficiência. Eles participarão do concurso em igualdade de condição com os demais concorrentes. O tempo das provas, somente para eles, poderá ser estendido em até 1 hora. (Orquídea Santos – Asscom TJMA)