Coordenadora da CRC, Ádia Ataíde, comemora os números

Mais de três mil atendimentos foram prestados pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em 10 meses de funcionamento. Desde a sua inauguração, no início do ano, o serviço tem dado a oportunidade da população obter, via telefone, informações sobre o funcionamento dos órgãos e unidades da Defensoria Pública do Estado, na capital e interior.
Quem mantém contato com a CRC por meio do número 129 pode ainda pedir orientações sobre o andamento de seus processos, por meio dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Segap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapad), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.
Para a coordenadora da CRC, a defensora pública Ádia Ataete Vilar Ataíde, a grande procura pelos serviços da Central, que se destaca pela praticidade e economicidade, fortalece a atuação da Defensoria Pública no estado. “A CRC constitui-se em um relevante canal de comunicação com a comunidade, cujo objetivo é otimizar o atendimento, bem como garantir à população o acesso à informação, mecanismo indissociável da concretização do direito de acesso à justiça”, destacou a defensora.
Ela lembrou, ainda, que está em andamento o II Processo Seletivo Simplificado para estagiários da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), cuja lista de classificados na primeira etapa já foi divulgada. As provas objetivas, que serão aplicadas na segunda etapa, estão marcadas para o próximo dia 11 de novembro, em horário e local a serem divulgados no site da DPE.
A CRC funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além do telefone 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do email  crc@ dpe.ma.gov.br. (Lucienne Santos)