Adailton Lima Bezerra: Imperatriz na diretoria da OAB-Maranhão

Raimundo Primeiro

Mais uma vez, Imperatriz quebra tabu. Desde que foi fundada, há 80 anos, é a primeira vez que a cidade tem um candidato ao cargo de vice-presidente da Seção Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).
O advogado Adailton Lima Bezerra é candidato à vice-presidente da OAB-Maranhão pela Chapa “Juntos pela Ordem”, encabeçada pelo advogado Carlos Roberto Feitosa Costa.
A eleição da OAB-Maranhão será realizada em 23 de novembro, das 9h às 17h, em horário corrido, tendo lugar a Assembleia Geral, em São Luís, na sede da entidade, localizada na Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, 1, no bairro do Calhau, e nas subseções em suas sedes, caso de Imperatriz, por exemplo, na Rua Simplício Moreira, Centro.
Adailton Lima é atual conselheiro federal suplente da Ordem dos Advogados do Brasil e teve seu nome escolhido em reconhecimento ao trabalho que ele já desenvolveu no campo da advocacia na cidade e região. Outro aspecto a ser destacado: a seccional maranhense da OAB valorizou a importância de Imperatriz nos quadros da instituição.
Imperatriz conta com um quadro de quase mil advogados, profissionais que enfatizam a força na área jurídica, atuando com competência em vários campos do Direito.
Além de Adailton Lima, a chapa conta com um conselheiro federal titular com papel relevante realizado em Imperatriz. Trata-se do professor José Agenor Dourado, da Universidade Federal do Maranhão (Campus de Imperatriz), veterano profissional do Direito na cidade. Há vários anos, ele reside no Município. Outros quatro conselheiros seccionais da Chapa “Juntos pela Ordem”, são de Imperatriz.
Com a escolha do nome de Adailton Lima, Imperatriz, cujo desenvolvimento é incontestável, foi valorizada no contexto maranhense, reafirmando-se como um dos municípios que mais crescem, não só no Maranhão, mas em âmbito nacional, chamando a atenção de todo o País no que diz respeito às suas potencialidades. Além do Direito, com o curso ministrado no Campus de Imperatriz da UFMA, a cidade é reconhecida como centro universitário e de saúde.

Antonio Torres é candidato a presidente da CAAMA
Na mesma linha de valorização dos advogados de Imperatriz e região, o reconhecimento continua, com a indicação de Antonio Raimundo da Silva Torres para a Presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), secretário-geral adjunto. Atualmente, ele é o único conselheiro seccional estadual de Imperatriz. Deixa o cargo para concorrer à presidência da CAAMA. Numa eventual eleição, será a primeira vez que a entidade terá um dirigente fora da capital.
Natural de Carolina, cidade localizada no interior do sertão maranhão, a 200 km de Imperatriz, Adailton Lima Bezerra é ex-presidente da Subseção de Imperatriz da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), durante o triênio 2007-2009.
Segundo Antonio Torres, Imperatriz já precisava compor a direção da CAAMA, uma vez que a sua presença na cidade é “muito tímida, restringindo-se quase que unicamente a um serviço odontológico”.
“Na verdade, Imperatriz precisa ter o mesmo dado aos advogados de São Luís, ampliando e melhorando aos advogados daqui e da região”, arrematou Antonio Torres, conclamando aos colegas tocantinos para envolvimento na chapa que tem como candidato a vice-presidente da OAB-MA Adailton Lima Bezerra, na chapa “Juntos pela Ordem”.
Conselheiros – A chapa “Juntos pela Ordem” conta, ainda, com conselheiros titulares de Imperatriz e região tocantina. São eles: José Fernandes da Conceição, José Fernandes Dantas Filho, Josineile Pedroza Martins, Marco Aurélio Gonzaga Santos, Wanderley Marcos dos Santos, Beny Pinheiro da Silva Saraiva Filho (Grajaú), José Agenor Dourado (Conselho Federal, titular, de Imperatriz) e Antonio Raimundo Silva Torres (candidato a presidente da CAAMA, de Imperatriz)

Quem é Adailton
Lima Bezerra


Adailton Lima ingressou, em 1973, por meio de concurso, no serviço público federal, na área da saúde. Já em 1978, se mudou para Imperatriz, onde, através de concurso, ingressou na Secretaria da Fazenda Pública Estadual, onde trabalhou até ingressar nos quadros do Banco do Brasil (BB), por lá permanecendo por 16 anos, sempre na área administrativa da instituição financeira. Após conseguir, em 1980, aprovação no primeiro e concorrido vestibular da UFMA, Campus II de Imperatriz, 7 anos depois, se graduou em Direito, passando, desde então, a militar na advocacia nos diversos ramos da atividade jurídica.
Na área social, Adailton Lima sempre esteve presente nas entidades por onde passou. Foi presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Por dois mandatos, presidiu a Cooperativa Cultural dos Bancários de Imperatriz (CCBI). Após seu ingresso na área jurídica, sempre se manteve participativo na vida social da OBA, primeiro como membro da Comissão Carcerária, Depois, como diretor-tesoureiro e, durante o triênio passado, foi presidente da OAB – Subsecção de Imperatriz. Atualmente, faz parte do quadro de conselheiro federal da OAB Nacional, pelo Estado do Maranhão.