João Lisboa - A exemplo de outros municípios do estado, a Câmara de Vereadores de João Lisboa também aprovou Moção de Repúdio à Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC 37), de autoria do deputado federal maranhense Lourival Mendes, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que retira o poder de investigação criminal do Ministério Público. A Moção de Repúdio será enviada à Brasília.
Anteriormente, a mobilização contra a PEC 37, organizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), no auditório do Fórum, foi apresentada à população. O evento contou com a participação dos promotores de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim e Maria José Lopes Correa, titulares de João Lisboa.
Do MPMA, também estiveram presentes os promotores de justiça José Augusto Cutrim Gomes, presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Joaquim Ribeiro de Souza Júnior, da Comarca de Imperatriz, Camila Gaspar Leite, Glauce Mara Lima Malheiros, Gleudson Malheiros Guimarães e Samira Mercês, da Comarca de Açailândia, e Carlos Augusto Barbosa, de Senador La Rocque.
Representantes do Executivo e Legislativo municipais, da Justiça e da Defensoria Pública também compareceram à audiência.
Durante a manifestação, a promotora de justiça Maria José Lopes Correa alertou a população sobre os prejuízos que a PEC 37 poderá causar à sociedade brasileira. “Conclamo à população de João Lisboa para que também se manifeste contra esta proposta”.
O promotor de justiça Tarcísio José Sousa Bonfim afirmou que o Ministério Público quer continuar a parceria com as polícias no combate à corrupção. “Ao lado do MP, as polícias Civil e Militar têm prestado um serviço grandioso à sociedade”.