Na madrugada desse sábado (26), o Comando do CBMMA enviou a São Paulo (SP) seis integrantes da Seção de Inteligência, com o objetivo de participar do Curso Antissequestro e Proteção de Autoridades, ministrado pelo instrutor israelense Eli Rahamin. Ele é um dos maiores especialistas no assunto, com treinamentos e consultorias realizadas no Brasil, Peru, México, Guatemala e Israel, tendo servido na Unidade de Elite do Exército de Israel como comandante de ações antiterror e antissequestro.
O curso, que tem como foco profissionais das Forças Armadas, das Polícias Federal, Civil e Militar (incluindo Corpo de Bombeiros), terá duração de seis dias. A viagem ocorreu a pedido do chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, major Paulo Timóteo Andrade.
Segundo o major Andrade, o curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e familiarização com as mais modernas e avançadas técnicas israelenses de proteção e medidas antissequestro.
“É muito importante a iniciativa do Comando do Corpo de Bombeiros, que teve a sensibilidade e, acima de tudo, a preocupação de mandar integrantes do CBMMA para participar de um curso com padrão internacional. Ao término do mesmo, eles estarão dotados do conhecimento técnico para, caso haja necessidade, possam repelir as ações de grupos criminosos”, afirmou o oficial.