O número de atendimentos feitos nos primeiros meses deste ano já é superior aos realizados em todo o ano de 2011, de acordo com os dados levantados pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).
De 2007 até o dia 15 de junho deste ano, já foram feitos mais de 68 mil atendimentos em todo o Estado. Só neste primeiro semestre de 2012, já foram 14.267 atendimentos, contra 13.655 em todo o ano de 2011; 8.713 em 2010; 11.090 em 2009; 11.537 em 2008; e 9.451 em 2007.
“As unidades de atendimento do órgão estão espalhadas pelo Estado para garantir que o consumidor maranhense tenha seu direito respeitado. Nossas equipes estão bem preparadas para fazer com que o cidadão se sinta em casa”, ressaltou o gerente do Procon, Kleber José Moreira.
Além da sede do Procon localizada na Rua do Egito, número 207, no Centro de São Luís, ainda existem os pontos de atendimento no Viva Praia Grande e Viva João Paulo, na capital; Viva Balsas, no município de Balsas; Viva Caxias, no municípios de Caxias; e em Imperatriz trabalha em parceria com o Procon municipal.
Kleber José Moreira informou, ainda, que a unidade de atendimento no Viva Jaracati, em São Luís, será reaberta no início do próximo semestre, após ter sido fechada no ano passado. “A grande procura pelo Procon no primeiro semestre deste ano se deu ao compromisso que o órgão tem em atender e resolver os problemas dos consumidores, e dessa forma ganha a confiança e a credibilidade da população”, completou o gerente.
O Procon do Maranhão já recebeu, neste ano, mais de 39 mil reais, oriundos de multas, que foram destinados para o Fundo do Consumidor. Em 2011, as multas aplicadas pelo órgão e pagas pelos fornecedores somaram 29 mil reais. (Adailton Borba)
Publicado em Justiça na Edição Nº 14430
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