Secretários de Estado e empresários presentes no workshop sobre plano de Desenvolvimento da Bacia do Parnaíba

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e as empresas OGX, MPX e Petra realizaram workshop, nessa terça-feira (7), para discutir as propostas e ações prioritárias do Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado para os municípios da área de abrangência da Bacia do Parnaíba, beneficiada com os investimentos nas áreas de exploração e produção de gás natural e geração de energia.
O encontro, realizado no hotel Luzeiro, em São Luís, contou com a presença do gerente de Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade da OGX, Leandro Leme Júnior, entre os executivos, e dos secretários de Estado Mauricio Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Ricardo Guterres (Minas e Energia), Claudio Trinchão (Fazenda), Olga Simão (Ciência e Tecnologia) e Catarina Bacelar (Mulher), além de representantes das secretarias de estado de Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Agrário (Sedagro).
Ao dar início aos trabalhos, o secretário Mauricio Macedo destacou a importância dos investimentos na área Bacia do Parnaíba para produção de gás natural e geração de energia elétrica que já somam quase R$ 4 bilhões, o que proporcionará a geração milhares de empregos, além de oportunidades para os setores de comércio e serviços da região. “Por esta razão, surgiu a ideia de elaborar um plano de ação para que as comunidades locais participem do processo de desenvolvimento da região e possam ser beneficiadas com a exploração do gás natural. Devemos aproveitar as oportunidades a partir desses empreendimentos no nosso estado”, observou o secretário.
Ainda no período da manhã, a empresa Rever Urbano, consultoria especializada na área de sustentabilidade, contratada pelo OGX e MPX, apresentou o diagnóstico do projeto Planejar para Transformar, elaborado a partir de estudos, levantamento de dados e reuniões que envolveram as prefeituras, iniciativa privada e a sociedade local.
No período da tarde, foram discutidas as ações prioritárias a serem implementadas na região. “Estamos compartilhando o trabalho com outras secretarias do governo do estado para identificar ações prioritárias. Uma das ações já discutidas foi a qualificação das escolas do ensino médio”, explicou Mauricio Macedo.
O Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado está sendo elaborado, há quase um ano, de forma participativa, em conjunto com os governos estadual e municipais, com a iniciativa privada e com a sociedade civil. De início, o plano será implantado em 10 municípios, na forma de projeto piloto. São eles: Bacabal, Capinzal do Norte, Coroatá, Dom Pedro, Joselândia, Lima Campos, Pedreiras, Peritoró, Presidente Dutra e Santo Antônio dos Lopes. A área de abrangência dos blocos da OGX e MPX na Bacia do Parnaíba compreende um total de 52 municípios.
De acordo com Leandro Leme, a partir de reuniões com representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da sociedade civil, com iniciativa privada e empreendedores locais serão construídos cerca de 200 ideias e/ou ações. “Hoje estamos discutindo as prioridades e, posteriormente, vamos entregar um documento para o Governo do Estado e para cada município para que o plano seja implementado”, disse Leandro Leme. Ao falar da grande expectativa, com a implantação do plano, Leandro Leme, elenca que o resultado esperado é que a sociedade no entorno do empreendimento possa crescer e que haja progresso consistente e continuado na região.