A VLI, empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, começa operar as sete locomotivas, recém adquiridas pela companhia, para atender ao trecho da Ferrovia Norte Sul (FNS). Os equipamentos, modelo SD70ACe, fabricados em Sete Lagoas (MG), transportam grãos, celulose e combustíveis no corredor logístico Centro-Norte, que interliga Porto Nacional (TO) ao Porto do Itaqui, em São Luís (MA).
As novas locomotivas somam-se aos ativos da VLI, que passa operar com maquinários próprios. Os equipamentos percorreram 1.400 km em dois meses de deslocamento da fábrica mineira para o pátio da ferrovia, em Porto Nacional, Tocantins. As máquinas foram transportadas em carretas especiais e desembarcadas no município tocantinense por um guindaste com capacidade para até 300 toneladas. De lá, seguiram por ferrovia para São Luís, onde passaram por testes realizados na oficina de locomotivas da empresa.
O investimento faz parte do plano da VLI para impulsionar seus negócios e ampliar a movimentação de cargas na malha ferroviária de sua abrangência em mais de 50% até 2017. De acordo com o gerente geral do Corredor, Fabiano Rezende, as máquinas vão ampliar a capacidade de transporte entre os estados do Maranhão e Tocantins, “assegurando atendimento logístico de uma região diferenciada pelo crescimento do agronegócios e novas oportunidades, a exemplo da celulose e combustíveis”. Conforme explicou, para suportar o volume de produção, as novas locomotivas serão incorporadas às composições com 160 vagões que começaram a operar no Corredor Centro Norte, em março.
A VLI atua em nove Estados e no Distrito Federal, divididos em cinco corredores logísticos: Centro-Norte, Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Rio e Minas-Bahia. Apenas no corredor Centro-Norte, que engloba os Estados do Maranhão e Tocantins, a frota de vagões da empresa mais que dobrou entre 2011 e 2013, saltando de 362 unidades para as 877 atuais. Já as novas locomotivas irão somar-se às 12 máquinas, modelo C36, que rodam nos trilhos da FNS, totalizando uma frota de 19 máquinas.
Sobre a SD70Ace
Com capacidade para 3.500 toneladas cada uma, as SD70ACe apresentam uma redução de consumo de combustível em 9%, se comparado às locomotivas utilizadas atualmente na FNS. Os novos ativos seguem o padrão americano, um dos mais rigorosos em relação à segurança e a conservação do meio ambiente. As cabines são climatizadas, com equipamentos para proporcionar conforto e segurança ao maquinista. Além disso, as operações da FNS ganharão em rapidez e eficiência.
Sobre a VLI
A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (AMG Comunicação)
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