São Luís - A ampliação do diálogo com o Governo do Estado, por meio da vice-governadoria, nas discussões sobre a política de desenvolvimento territorial, foi um dos pontos de destaque durante o 4º Encontro da Rede Estadual de Colegiados Territoriais, que aconteceu no sábado (28), no Oásis, em São Luís.
A reunião contou com a presença do vice-governador Washington Luiz Oliveira; do secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, José Antônio Heluy; do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), José Inácio Sodré Rodrigues; de representantes de 10 territórios da cidadania no Maranhão, além de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O vice-governador destacou que em 2011 foi organizado um calendário de reuniões para discussão da política de desenvolvimento territorial no âmbito do governo. Washington Luiz frisou que esteve na Bahia, acompanhado de secretários de Estado, para conhecer a experiência na área de política territorial. “Estamos debatendo essa proposta de territorialização dentro do governo. Temos pautado em todas as esferas a política de territórios”, afirmou.
O coordenador da Rede Estadual de Colegiados do Maranhão, Sebastião Rodrigues Neto, destacou a ampliação do diálogo com o Governo do Estado, por intermédio do vice-governador, no debate sobre a política de territorialização. “O vice-governador vem abrindo e fortalecendo essa pauta com o governo e nós agradecemos esse apoio”, enfatizou.
A consultora em Desenvolvimento Territorial, Mary Alba Figueredo, apontou como avanço a participação do poder público nos debates da rede estadual de colegiados. “O diálogo com o Governo do Estado tem sido importante para o fortalecimento dessa política de territórios, principalmente pelo envolvimento do vice-governador Washington Luiz e de outros órgãos do governo”, ressaltou.
Segundo ela, existem 12 territórios de identidade mapeados no Maranhão. Destes, oito são homologados territórios da cidadania pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e estão entre as regiões prioritárias para implementação de programas do Governo Federal.
Publicado em Geral na Edição Nº 14317
Comentários