Vice Washington Luiz e secretária Catharina Bacelar conversam com mulheres na sede do Sindsep-MA

São Luís - Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade Móvel - Carreta Viva Mulher, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), movimentou nessa quinta-feira (8), a Praça Deodoro. O vice-governador, Washington Luiz Oliveira, e a secretária de Estado da Mulher (Semu), Catharina Bacelar, acompanharam os atendimentos no local. Depois, seguiram para o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep-MA) e para a Assembleia Legislativa, onde também foram realizadas homenagens às mulheres.
“Estamos fazendo um trabalho que rememora e reafirma a importância das mulheres na construção dessa sociedade democrática, que queremos cada vez mais fortalecida. Toda sociedade deve se unir nesse momento para combater aquilo que consideramos preconceituoso e discriminador contra as mulheres, os negros, os homossexuais, enfim, todos aqueles segmentos que ainda são tratados de forma diferenciada”, destacou Washington Luiz. “Nesse sentido, eu apoio todas essas manifestações”, complementou.
O vice-governador observou que as mulheres têm conseguido avançar em seus direitos e uma demonstração disso é a presença delas em cargos importantes. “Temos hoje uma presidenta da República mulher (Dilma Rousseff), temos no Estado uma governadora mulher (Roseana Sarney), então as mulheres assumem o protagonismo que as brasileira sempre almejaram, mas ainda existe muito a ser feito nesse campo”, ressaltou Washington Luiz.
A secretária da Mulher, Catharina Bacelar, declarou que o dia 8 de março marca a luta da mulher pela garantia de seus direitos em todo o mundo. “Este ano, tivemos conquistas importantes em relação à Lei Maria da Penha; estamos comemorando 80 anos do voto feminino; terça-feira próxima (dia 13), a presidenta Dilma sancionará a lei que garante remuneração igual a homens e mulheres na mesma função. Então, eu acho que está valendo a pena e temos que continuar mobilizando as mulheres para ocuparem cada vez mais espaços”, disse.

Ações
Entre as ações oferecidas na Unidade Móvel, que ficará na Praça Deodoro até sexta-feira (9), estão consulta ginecológica, coleta de exames preventivos, teste de glicemia, aferição de pressão, cadastramento para emprego - feito no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), montado no local -, e orientações sobre direitos previdenciários oferecidas pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além de serviços de embelezamento e assessoria jurídica.
Enquanto aguardam atendimento, as mulheres participam de palestra sobre a Lei Maria da Penha, Aleitamento Materno, a Mulher e a Previdência e sobre a Lei do Acompanhante, que garante à mulher ter acompanhante no momento em quer for ter filho. Na área de embelezamento, estão sendo oferecidos corte de cabelo, escova e limpeza de pele.
Para a lavradora Cesarina Batista de Araújo, as ações do governo, oferecidas por meio da carreta, são um benefício muito grande para a população feminina. “Aqui, fui atendida rapidamente e por bons profissionais. Essa é uma forma muito boa de comemorar o Dia da Mulher, dando a ela assistência em várias áreas”, disse.
Na próxima terça-feira (13), a carreta será levada ao Viva Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga, onde fica até a sexta-feira (16). No próximo mês, ela segue para o interior do estado, segundo informou a secretária Catharina Bacelar.

Visita ao Sindsep
Após o acompanhamento dos trabalhos na Unidade Móvel, o vice-governador Washington Luiz e a secretária Catharina Bacelar visitaram o Sindsep-MA. No local, falaram sobre as ações do governo de valorização das mulheres maranhenses e sobre o trabalho oferecido pela Carreta da Mulher, que tem a parceria das Secretarias de Estado da Saúde (SES), do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
A presidenta do Sindicato, Ângela Souza, agradeceu a presença do vice-governador e da secretária e afirmou ser uma honra recebê-los. “Este é o maior sindicato do Maranhão e foi fundado pelo vice-governador, então, para nós é uma honra termos ele aqui em nossa casa, onde mais de 50% dos sindicalizados são mulheres”, declarou.