O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), realizou na terça-feira (14) uma cerimônia em Brasília para homenagear a Vale e outros parceiros do ministério que colaboraram para a realização da Campanha Nacional de Hanseníase em 2013.
Por meio da sua Fundação, a Vale realizou no ano passado ações na área de saúde preventiva, entre elas a mobilização no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) com foco na temática da campanha. Ao visitar os carros de passageiros, um grupo de teatro chamou a atenção de crianças e adultos para o tema a partir de um cordel com versos cantados pelos atores. Ao final de cada encenação, os passageiros receberam cartilhas contendo informações sobre prevenção, identificação de sintomas e tratamento contra a doença.
“Receber este prêmio foi um importante reconhecimento para a Fundação Vale, que por meio da parceria com o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações conjuntas para viabilizar o acesso a informações e atendimento para nossas comunidades”, destacou a diretora-presidente da Fundação Vale e diretora de Relações com Comunidade, Isis Pagy.
Cerca de 7.800 passageiros foram mobilizados durante os quatro dias de campanha no Trem de Passageiros da EFC, no percurso entre São Luís e Açailândia, no Maranhão. A ação contou com o apoio de profissionais da Secretaria de Saúde do Maranhão.
Sobre a Fundação Vale e a área de Saúde
Com uma trajetória que soma 45 anos de atividades, atualmente a Fundação Vale está direcionada a ações e programas sociais estruturantes, que tenham efetividade a longo prazo e contribuam para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Os pilares de sua atuação são as áreas de Saúde, Educação e Geração de Trabalho e Renda. Cultura, Esporte e Desenvolvimento Urbano são eixos de atuação complementares que contribuem igualmente para que os investimentos sociais da Fundação se transformem em um legado positivo para a comunidade.
A Fundação Vale atua na frente de Saúde por meio da promoção de ações que visam à qualidade de vida das crianças e contribuam para que possam crescer e desenvolver todo o seu potencial. Essas ações têm caráter preventivo e são focadas na atenção básica para saúde da criança na faixa de 0 a 10 anos.
Entre as principais iniciativas da área, estão a Promoção da Saúde da Criança e Ações Educativas em Saúde, por meio das quais a Fundação Vale leva informações e ações educativas sobre promoção e prevenção da saúde para as comunidades. Dois exemplos são o Programa de Educação Alimentar no Pará e Maranhão e Campanhas Educativas e de Saúde no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Geral na Edição Nº 14906
Comentários