A Vale realizou os primeiros testes de carregamento de minério de ferro com um navio Valemax no novo berço Sul do Píer IV, localizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira em São Luís. A operação inédita com embarcações desse porte, com capacidade para até 400 mil toneladas, teve início no último fim de semana e seguiu o cronograma previsto. Na terça-feira (3), o navio Vale Caofeidian, carregado com mais de 390 mil toneladas, seguiu em direção à Ásia. Os testes operacionais no berço Sul foram iniciados no fim de 2012 e seguem em ritmo intenso.
Com o Píer IV, são três grandes píeres - o Píer I, em Ponta da Madeira, e o Píer II, no Porto de Tubarão - capazes de receber os Valemaxes no Brasil. Além de Ponta da Madeira e Tubarão, os navios atracam regularmente nos portos de Taranto, Roterdã, Sohar, Oíta, Kimitsu e Mindanao, e nas duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas. Até o fim deste ano, os mineraleiros também vão passar a atracar no terminal marítimo e centro de distribuição da empresa na Malásia.
O objetivo da Vale com esta frota - ao todo, serão 35 embarcações - é maximizar a eficiência das operações e reduzir o custo do transporte transoceânico de minério de ferro para as siderúrgicas. Além disso, os navios do tipo Valemax são considerados os mais ecológicos no mercado de granéis sólidos, pois permitem a redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada comparado a navios de outras categorias.
Para ampliar a capacidade de embarque de Ponta da Madeira, a Vale iniciou, em 2010, a construção do Píer IV. A obra integra a primeira etapa da expansão logística (CLN150) e tem como objetivo acrescentar 20 milhões de toneladas à capacidade atual de transporte e embarque de minério, alcançando 150 Mt em 2014. Esse investimento irá atender ao aumento de produção das minas já instaladas em Carajás, no Pará.
Em abril deste ano, a Vale recebeu a licença ambiental para operação (LO) do Píer IV, emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A LO refere-se às seções onshore e offshore do Píer IV. A parte onshore compreende dois viradores de vagões, dois pátios de estocagem de minério de ferro, uma empilhadeira, duas recuperadoras de minério de ferro e correias transportadoras. A parte offshore contém o berço Sul do Pier IV, uma ponte de acesso (1,6 km), carregadora de navios com a respectiva linha de carregamento (16 mil toneladas por hora), sistema de proteção ambiental, um píer para rebocadores e outros equipamentos. Em 2012, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - incluindo operações realizadas no berço 105, operado pela Vale no Porto do Itaqui - foi responsável pelo embarque de 109,913 Mt, dos quais 103,960 Mt equivalem ao transporte de minério de ferro e os 5,953 Mt restantes equivalem ao total de carga geral.
Publicado em Geral na Edição Nº 14798
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