A Vale, por meio da sua Fundação, está apoiando pelo segundo ano consecutivo a campanha nacional de combate à hanseníase, uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades em que a doença ainda persiste.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, segunda e terça-feira, durante a viagem do Trem de Passageiros que circula na Estrada de Ferro Carajás (EFC), haverá uma mobilização para sensibilizar os cerca de 2 mil passageiros que devem utilizar o transporte entre São Luís e Açailândia. Como parte da ação, os passageiros receberão orientações de profissionais de saúde, cartilhas contendo informações sobre prevenção, identificação de sintomas e tratamento contra a doença. A mobilização no trem contará com o apoio de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.
O Trem de Passageiros percorre 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e 4 no Pará. Estas localidades são consideradas prioritárias para a realização da campanha, além da região Itaqui-Bacanga, em São Luís, pois apresentam alto índice de incidência da hanseníase, doença causada por um parasita que ataca pele e nervos e se caracteriza por impedir movimentos e provocar a perda de sensibilidade em regiões do corpo.
Este mês, a Fundação Vale foi reconhecida pelo Ministério da Saúde por ter realizado ações de saúde, juntamente com o Poder Público, que beneficiaram mais de sete mil usuários do Trem de Passageiros da EFC. Dentre as ações desenvolvidas no trem, as que mereceram reconhecimento foram as direcionadas para o combate à hanseníase no ano passado.
Publicado em Geral na Edição Nº 14915
Comentários