Pacientes recebem assistência em Unidade de Pronto Atendimento

São Luís - Mais de 6.200 atendimentos de urgência e emergência foram realizados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Araçagi, Parque Vitória, Itaqui-Bacanga e Cidade Operária neste período carnavalesco. As UPAs mantidas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, possibilitam aos maranhenses um acolhimento mais rápido, eficaz e com qualidade.
A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.
No período compreendido entre sexta-feira (17) até a terça-feira (21), o diretor da UPA do Vinhais, Rodrigo Fernandes, informou que a procura maior foi por atendimentos nas áreas de clínica médica. “Febre, dor no estômago e alergias foram as principais causas”, disse ele. Naquela unidade foram realizados 956 atendimentos (clínica médica e pediatria).
Na UPA do Araçagi foram 1.253 atendimentos nas áreas de clínica médica, odontologia, ortopedia e pediatria. Na Unidade do Parque Vitória foram contabilizados 980 atendimentos, sendo 705 de clínica médica e 275 de pediatria. Na Cidade Operária foram registrados 1.574 atendimentos nas áreas de clínica médica, odontologia e pediatria. Na UPA Itaqui-Bacanga foram feitos 1.548 na clínica médica e na pediatria.
As unidades estão preparadas para receber casos como os de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico). Ao todo, são 10 unidades de saúde nesta categoria construídas em todo o Maranhão. Estão em funcionamento as UPAs de Coroatá e Imperatriz e brevemente serão entregues as de Codó, Timon e São João dos Patos. (Concita Torres)