Alunos dos cursos de Jornalismo, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Direito da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, e alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Maranhão, desenvolveram ações educativas nos dias 28 de junho a 02 de julho na comunidade de Ilha dos Lençóis, município de Cururupu (MA), acerca de 465 km da capital, São Luís. A comunidade é considerada uma das mais pobres do estado. A equipe partiu de Imperatriz e percorreu 24h na estrada para chegar ao local.
Para um dos coordenadores do projeto, sociólogo e professor da UFMA, Carlos Claudino, a Universidade precisa estar próxima da comunidade, aplicando o conteúdo que conheceu em sala de aula. “A ideia do projeto, além de estender as ações da universidade para a comunidade, é também abrir um leque para novas linhas de pesquisa na região. Trata-se de um projeto interdisciplinar  que reúne vários cursos com o intuito de prestar assistência para as carências que existem no local”, explica.
Cerca de 33 estudantes realizaram a entrega de mais de 150 brinquedos e de aproximadamente 1.200 peças de roupas. Além disso, hipoclorito (serve para fazer a higienização da água para o consumo) e preservativos foram entregues para a população. Uma palestra sobre educação e saúde também foi apresentada, abordando temas como doenças de pele, meio ambiente e parasitose, comuns na região. Todos os materiais distribuídos foram adquiridos através de doações e rifas, realizados pelos próprios alunos.
O projeto interdisciplinar Ilha dos Lençóis é coordenado pelos professores da UFMA Carlos Claudino, Fábio Cardias e Nerian Fernandes. Ao final do projeto, o grupo pretende produzir um documentário jornalístico e a publicação de um livro sobre os trabalhos feitos na comunidade.
A primeira viagem para a Ilha dos Lençóis ocorreu ainda no início do mês de março, para fazer um reconhecimento do local e as condições de habitações das famílias da região. O grupo pretende fazer uma nova visita na região, ainda sem data definida. As doações (roupas, brinquedos e materiais de higiene pessoal) podem ser entregues no Centro Acadêmico de Enfermagem – Ana Néri, na UFMA de Imperatriz. (Ascom UFMA)