Nessa terça-feira (23), o curso de Pedagogia da UFMA participou da última audiência pública do Plano Municipal de Educação (PME), realizado no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A participação dos alunos e professores foi no intuito de colaborar com metas e estratégias para melhorar a educação do município.
O Plano Municipal de Educação de Imperatriz faz parte dos principais documentos que nortearão as políticas públicas na área educacional do decênio 2014-2023. O trabalho, que começou em outubro de 2013 com a participação de vários representantes de instituições de ensino nos fóruns realizados ao longo do ano, teve como objetivo analisar as metas do Plano Nacional de Educação e adaptá-las à realidade da cidade de Imperatriz.
O representante da Universidade Federal do Maranhão durante a elaboração do plano, o professor de Pedagogia Francisco de Assis Almada, explica que foi a primeira vez que a instituição foi convidada para deixar sua colaboração. Ele acredita que o convite feito ao curso se deve ao trabalho desenvolvido na UFMA e por acreditar que a opinião de um curso formador de profissionais na área da educação pode favorecer com boas ideias.
De acordo com ele, o trabalho desenvolvido pelos representantes foi uma troca gratificante, logo todos se comprometeram em manter o compromisso de exercer ações para tornar a educação prioridade. “A nossa contribuição enriqueceu o documento, já que cada parte dele é destinada a melhorar a realidade da educação na região”, afirmou.
A professora e secretária adjunta de Ensino, Ivetilde Delgado, articulou a audiência em dois momentos: primeiramente explicou os trabalhos que já foram desenvolvidos ao longo do período e desenvolveu oficinas com todos os presentes no auditório, no intuito de socializar as ideias e sugestões; e em seguida, analisou e agregou o conteúdo ao documento final, que será levado para aprovação na Câmara Municipal.
As principais metas debatidas no plano foram a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo de brasileiros com 15 anos ou mais, a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e o acesso à creche para, no mínimo, metade das crianças de até três anos. Há ainda o estímulo ao ensino profissionalizante de adolescentes e adultos e a formação continuada de professores.
A aluna de Pedagogia, Cintia Moura, pontua que a participação dos discentes neste evento é uma forma de expandir o conhecimento e ampliar os horizontes para conhecer a organização e planejamento do município na área da educação. “Sinto-me privilegiada em dar minha contribuição de maneira positiva na elaboração e construção deste plano”, ressaltou.
Publicado em Geral na Edição Nº 15116
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