São Luís - Na manhã dessa terça-feira (20), foi inaugurado o Canil Experimental do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Localizado no Campus Universitário Paulo VI, o espaço vai auxiliar no desenvolvimento sistemático de várias pesquisas em prol do bem-estar animal.
Com capacidade para abrigar 30 cães em baias individuais, o lugar também conta com uma farmácia, sala de esterilização, depósito e salas de apoio administrativo.
Segundo a médica veterinária Ana Lúcia Abreu-Silva, o canil corresponde a uma condição necessária para conduzir experimentos de forma controlada, reduzindo o número de variáveis que possam induzir a erros. Ana Lúcia é a idealizadora do abrigo e são dela as primeiras pesquisas. Um estudo é sobre o uso do noni para tratar doenças neurológicas de cães. O segundo trabalho corresponde ao uso de fitoterápicos para tratar doenças infecciosas destes animais.
Nos dois casos, serão utilizados cães que foram doados pelos seus proprietários e que são portadores de doenças crônicas, para as quais não há medicamentos disponíveis.
Também participaram da inauguração do canil o reitor José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana; o diretor do curso de Medicina Veterinária, Itaan Santos Pastor; a coordenadora de Pesquisa, Rita de Maria Seabra Nogueira de Candanedo Guerra; professores e alunos. (Alcindo Barros)