São Luís - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), deu posse, na tarde dessa segunda-feira (2), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), aos membros do Conselho Editorial da Uema (Eduema) para o biênio 2012/2014.
Participaram da solenidade o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra; o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e presidente do Comitê Estratégico das comemorações “São Luís 400 anos”, Antônio José Silva Oliveira; a diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Maranhão (Fapema), Rita Seabra, representando a presidente da Fapema, Rosane Guerra; o coordenador do Programa “São Luís 400 anos”, Sofiane Labidi.
E, ainda, contou com a presença da assessora da Reitoria, Beatriz Andrade, representando o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Ribamar Bastos; a professora Terezinha de Jesus Silva Bógea, representando a secretária de Estado de Tecnologia e Educação Superior, Olga Simão; a professora Ceres Costa Fernandes, membro da Academia Maranhense de Letras; o presidente do Conselho Editorial da Uema, Iran Passos; e o Capitão de Corveta, Hélio Carneiro de Moraes Júnior, representando o Capitão de Mar e Guerra, Jair dos Santos Oliveira, Capitão dos Portos.

Conselho
Em número de 19, os Conselheiros são todos docentes efetivos da Uema, com títulos de doutor e mestre, que cumprirão mandato de dois anos, representando as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Aplicadas, Humanas, além das Engenharias, da Linguística, Letras e Artes.
Na ocasião, foi apresentado o resultado da Chamada para Publicação de Livros da Coleção “São Luís 400 anos”, que teve como objetivo a seleção de textos de caráter acadêmicos para publicação, em formato de livro, a fim de contribuir para o desenvolvimento científico e cultural do Estado, em diversas áreas do conhecimento.
O professor José Augusto ressaltou a grandeza do evento e mencionou que o objetivo da instalação do Conselho é enriquecer cada vez mais a política de publicação de livros na Universidade. “Esse é o momento que se cria oportunidades de produção intelectual e vislumbra o avanço e fortalecimento da Editora da Uema, deixando, assim, um legado para a história dessa Instituição. O Conselho vem dar possibilidades de progresso para fazer da Eduema uma presença marcante dentro da academia”, afirmou o reitor.
O professor Iran Rodrigues dos Passos, chefe da Divisão de Editoração disse que o evento constitui o compromisso do reitor José Augusto, no sentido de democratizar a produção de livros por parte da Instituição à medida que os integrantes do Conselho representam os diversos Centros de Ensino e as diversas áreas do conhecimento. Explicou que os novos membros do Conselho Editorial da Uema foram indicados pelos diretores dos centros com o objetivo de instituir na Editora Uema a gestão compartilhada.
Com relação aos livros que integram a Coleção São Luís 400 anos, escolhidos a partir de uma Chamada Pública, Iran dos Passos disse que as publicações constituem uma contribuição que a Uema dá aos 400 anos da Cidade de São Luís, a serem comemorados no dia 8 de setembro de 2012. Segundo ele, os livros devem ser lançados na Academia Maranhense de Letras no bojo das comemorações do IV Centenário da Cidade.
Finalizando a sua fala, o chefe da Divisão de Editoração da Uema agradeceu ao professor José Augusto, explicando que ele não tem medido esforços para a inserção de uma política pública de produção de livros, atendendo, assim, às necessidades dos docentes da Uema no sentido de socializar a produção do conhecimento. Da mesma forma, agradeceu ao professor Frederico Góes, que proferiu a palestra Literatura e vida na cidade, ratificando a parceria entre a Uema e a UFRJ.
Na oportunidade, foi proferida a palestra intitulada “Literatura e vida na cidade”, pelo professor pós-doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Frederico Góes.