Na semana passada, nos dias 30/6 e 1º/7, servidores das Varas do Trabalho de Imperatriz e Açailândia, na Região Tocantina, participaram das oficinas de revisão do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). As oficinas foram ministradas pelos servidores da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do TRT-MA, Ciro Ibiapina Cardoso (coordenador) e Ângela de Carvalho Craveiro.
Como vem ocorrendo em cada oficina, os instrutores fizeram a explanação do conteúdo programático, envolvendo conceitos relacionados ao planejamento estratégico. Em seguida, aplicaram questionário simplificado de clima organizacional aos participantes, como forma de estimular as discussões. A seguir, os servidores construíram a matriz SWOT, que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Depois, analisaram mapas estratégicos de outras instituições, bem como os macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2015-2020, como forma de auxiliar na sugestão da nova identidade institucional, definidas por meio da missão e visão de futuro e atributos de valor, seguido pelo debate referente às perspectivas, temas e objetivos estratégicos. O encerramento das oficinas ocorreu com a transcrição desses conceitos pelos participantes.
VTs de Imperatriz – Nas oficinas nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Imperatriz, realizadas no dia 30/6 e manhã de 1º/7, os servidores Glennyo Clay Santos Batalha, Leonardo Lima da Silva, Patrícia Patrocínio Abreu e Renata Silva Dias deram sua contribuição para a construção do novo mapa estratégico do TRT-MA para 2015-2020, sugerindo a manutenção da Missão atual da Justiça do Trabalho no Maranhão que é “Realizar justiça no âmbito trabalhista”. A Visão: “Consolidar-se, perante a sociedade, como um instrumento efetivo e célere de justiça, paz social e cidadania”, tendo como Valores a Ética, Excelência, Gestão participativa, Impessoalidade, Probidade, Responsabilidade socioambiental, e Valorização das pessoas.
Os temas e objetivos estratégicos sugeridos foram, respectivamente, Governança Judiciária: racionalizar a alocação de pessoas e a aquisição e utilização de materiais, bens e serviços; Política Institucional: fortalecer relações com outras instituições; Gestão de Pessoas: investir na capacitação de pessoas de forma continuada; Acesso à Justiça: estender o atendimento a todo o Estado; Tecnologia: prover infraestrutura tecnológica e de segurança adequada ao cumprimento dos objetivos; Infraestrutura: garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais.
VT de Açailândia – Os servidores Ana Carolina Câmara de Oliveira Ferraz, Lucila de Fátima Tenório Pereira, Luís Arnon Lopes Milhomem, Luiza Helena Braga Soares, Marconi Lima Ribeiro e Valéria Morais Marques, reunidos na tarde do dia 1º de julho, também sugeriram a manutenção da Missão atual da JT-MA que é “Realizar justiça no âmbito trabalhista”; a Visão proposta foi “Aperfeiçoar-se como instrumento efetivo de justiça, paz social e
cidadania” e os valores propostos foram Qualidade, Valorização das pessoas, Objetividade, Acessibilidade, Responsabilidade socioambiental, Comprometimento e Gestão participativa.
Os servidores também definiram os seguintes temas e objetivos estratégicos Política Institucional: fortalecer relações institucionais.
Comentários