Volta às aulas com tranquilidade na rede estadual de ensino

Cerca de 380 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino iniciaram, nessa segunda-feira (18), as atividades da segunda etapa do ano letivo 2014 em mais de 1.100 escolas estaduais nas 19 Unidades Regionais de Educação, em todo o Maranhão.
No CE Liceu Maranhense, a mais antiga escola de ensino médio da rede estadual, a tranquilidade marcou o reinício das atividades. Com amplo comparecimento dos alunos, o foco do segundo semestre é a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o aluno Magno Costa, do 3º ano, o período será de comprometimento com os estudos. “Vou me esforçar muito para aprender e revisar os conteúdos para garantir minha vaga na Ufma”.
Segundo a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, o calendário escolar deste ano levou em conta o cronograma de jogos da Copa do Mundo, que coincidiu com as férias escolares. O calendário estabelece o início e encerramento das atividades do ano letivo com 800h distribuídas, no mínimo, em cumprimento aos 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
“Com o calendário escolar organizado, asseguramos a todos os alunos da rede estadual de ensino o cumprimento da legislação, garantindo a oferta dos conteúdos estruturantes, possibilitando aos alunos a participação nas avaliações nacionais de forma exitosa”, explicou a secretária.
Ainda segundo Leuzinete, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabeleceu um calendário referência para que todas as escolas comecem e terminem no mesmo período, respeitando a especificidade de cada localidade. “As aulas do segundo semestre terminam no mês de fevereiro. Caso haja necessidade de reposição ou alterações não previstas, a carga horária de aulas deve ser respeitada”.
Nas escolas onde houver a necessidade de algum tipo de intervenção de reforma ou ampliação, a Secretaria tomará providências como o remanejamento dos alunos para prédios compatíveis, se necessário, garantindo que não haja prejuízos ao cronograma de aulas.