O período de férias fez de julho o melhor mês, em 2012, na oferta de trabalho com carteira assinada no Maranhão. Foram 3.400 empregos criados ao longo do mês, registrando uma expansão de mercado de 0,79% em relação ao mês anterior, o melhor desempenho entre os estados do Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, o Caged.
O crescimento se deveu à geração de novos empregos nos setores da Construção Civil (+1.796 postos), da Agropecuária (+1.295 postos) e de Serviços (+324 postos). Este foi o terceiro melhor resultado para o mês de julho na série histórica do Caged.
O acumulado do ano revela que durante os sete primeiros meses do ano, o Maranhão gerou 10.383 novos postos de trabalho, o equivalente ao crescimento de 2,41% em relação ao sete primeiros meses do ano passado.
Nos últimos doze meses, o acúmulo registrado foi de 22.261 empregos de carteira assinada, com um índice de expansão de 5,32%.
“É um mês em que há uma vasta oferta de emprego temporário no setor de serviços, especialmente serviços hoteleiros, de bares e restaurantes, visto que é um período em que as pessoas costumam sair para se divertir e a cidade recebe muitos turistas e visitantes. Com isso, o setor precisa reforçar seu quadro de funcionários”, explica o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy.
O início do corte de cana em algumas regiões do Maranhão reforçou o setor agropecuário e o começo do período de estiagem aumentou a oferta de emprego na Construção Civil. (Gisele Amaral)