Hemerson Pinto

Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, não está na lista de cidades que devem permitir o Voto em Trânsito, garantido pela Justiça Eleitoral a eleitores de outros municípios e estados que querem votar fora do domicílio eleitoral. O voto em trânsito é permitido em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Já a capital maranhense se organizou para receber 508 eleitores de outros estados da federação e 212 de outras cidades, totalizando 720, de acordo com dados da Coordenadoria de Fiscalização do Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto. Cadastrado nessa modalidade, o eleitor ficará automaticamente apto a votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas será desabilitado para votar na sua seção de origem.
O prazo para requerer o direito ao voto em trânsito iniciou em 15 de julho e terminou em 21 de agosto. Só é permitido o voto para presidente e vice-presidente da República.
Noventa e duas cidades brasileiras recebem neste dia 05 eleitores de outros estados ou municípios para votarem em trânsito. A novidade foi implantada pela Resolução TSE n.º 23.399/2013, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições. Em 2010 a possibilidade ficou restrita às capitais. Na época, 2.400 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no Maranhão.
Brasil – Segundo números do Tribunal Superior Eleitoral, em todo o país, 84.418 eleitores solicitaram habilitação para votar em trânsito no primeiro turno das eleições 2014. Lembrando que a modalidade permite apenas o voto para escolha de presidente da república e vice-presidente. Para um eventual segundo turno, o voto em trânsito foi solicitado por 79.513 pessoas.
Entre os estados que mais registraram pedidos de eleitores interessados em votar fora do domicílio eleitoral, estão: São Paulo, com 18.727 no primeiro turno e 17.597 no segundo; Minas Gerais e Rio Grande do Sul aparecem logo atrás: 12.104 mineiros solicitaram voto em trânsito para o dia 5 de outubro e 11.583 para o dia 26 de outubro. Os gaúchos, 6.805 pediram para votar em outra localidade no primeiro turno e 6.378 numa eventual segunda parte das eleições.
Na outra ponta dos estados com menos solicitações para a modalidade do voto em trânsito aparece o Amapá, com 146 requerimentos de habilitação no primeiro turno e 146 no segundo. Roraima também registra uma baixa procura pelo voto em trânsito nos dois turnos da eleição, com 147 e 139, respectivamente. Os eleitores do Acre também estão entre os que menos procuraram a Justiça Eleitoral para votar em outra localidade, com 208, no primeiro turno, e 205 na segunda etapa das eleições.
O TSE divulgou os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar longe do domicílio eleitoral. Em São Paulo são 24.679 e 23.393 pedidos de eleitores no primeiro e segundo turnos. No Rio, serão 7.538, no primeiro, e 7.117 na segunda etapa. E em Minas Gerais, o número de solicitações para votar no estado foi de 6.933 e 6.493, em cada turno.
Voltando a São Luís, as seções para voto em trânsito estarão montadas no Fórum Eleitoral e no Shopping São Luís. (Com informações TRE/TSE)