O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) iniciou o ano de 2012 com mudanças que tornarão mais ágeis e produtivas as rotinas de trabalho, a partir de alterações no Sistema Themis SG, que alimenta os processos de Segundo Grau.
Uma das mudanças já em funcionamento é a emissão automática do ofício e da certidão do trânsito em julgado dos processos que serão encaminhados do TJMA aos locais de origem. Ganhou-se em agilidade com as adequações no sistema, pois o encaminhamento de 20 processos para o juiz de origem que acontecia em torno de 10 dias, por exemplo, agora pode ocorrer em torno de uma hora.
A partir da próxima sexta-feira (13), será efetivada outra mudança, desta vez no acompanhamento processual, que passará a ser feito com a emissão de relatório, evitando, assim, que o servidor seja obrigado a consultar um processo de cada vez para adquirir informações referentes aos processos que estão em poder dos advogados e com os prazos já vencidos.
“Buscamos melhorar o gerenciamento das rotinas sem causar insegurança ao processo, prestando um serviço célere e de qualidade à população”, afirmou a diretora Judiciária, Denyse Batista.
Para o fim do mês de janeiro, está prevista a implantação do cadastro automático das informações de 1º Grau para o 2º Grau, com o uso das informações já existentes no sistema, sem a necessidade de o servidor cadastrar dados já existentes.
A qualidade no atendimento aos públicos interno e externo é outra prioridade do presidente do TJMA, desembargador Guerreiro Júnior. Para isso, os servidores serão capacitados para uma melhor relação interpessoal com os advogados e as partes. A padronização nos documentos oficiais emitidos pela Diretoria Judiciária é outra meta para 2012.
As reformulações no sistema para garantir maior agilidade nas rotinas de trabalho foram apresentadas pela diretora judiciária do TJMA, Denyse Batista, durante reunião com os representantes das cinco coordenações judiciárias: Eduardo Grolli (Coordenador do Plenário); Conceição Nogueira (Coordenadora de Recursos Constitucionais); Ozimar Costa (Coordenadora de Protocolo e Autuação); Adriana Queiroz (Coordenadora das Câmaras Cíveis Isoladas); Angélica Gonçalves (Coordenadora das Câmaras Criminais Isoladas) e Adelvane Silva representando a coordenadora de Jurisprudência e Publicação, Phedra Pires da Fonseca. (Joelma Nascimento - Assom/TJMA)
Publicado em Geral na Edição Nº 14300
Comentários