O pagamento da cota única do IPVA com desconto pode ser feito somente até esta quinta-feira (28), último dia do mês. Essa modalidade dá abatimento de 10% no valor total do imposto. 
O pagamento do IPVA é aceito no Banco do Brasil (caixa eletrônico, internet banking, App, Mais BB e Correios), Banco Bradesco, Banco Santander e Bancoob e seus correspondentes.
Os motoristas que não optaram pela cota única já tiveram a primeira cota vencida (placas com final de 0 a 9). 
A data de vencimento das cotas do IPVA é de acordo com o final da placa do veículo, conforme calendário disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Detran. As placas de final 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, 9 e 0 têm vencimento dias 08, 11, 15, 18 e 26, respectivamente. 
O contribuinte que não realizar o pagamento da cota no prazo poderá fazer a qualquer momento, porém com o valor acrescido de multas e juros.

Nota Legal
O secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, lembra que os usuários do Programa Nota Legal podem utilizar seus créditos para abater até 50% do valor do IPVA, até o dia 26 de abril. 
"Ao solicitarem o crédito para abatimento do imposto, o contribuinte deve aguardar o período de 48 horas para realizar a emissão do Documento de Arrecadação (DARE) para pagamento. Esta medida visa aguardar o período necessário para atualização do sistema", destacou o secretário de Fazenda, Marcellus Ribeiro.
Para utilizar o crédito, o consumidor deverá acessar o site do Programa Nota Legal e selecionar a opção "Acessar Sistema" e informar o CPF e a senha de acesso.
Em seguida, deve clicar na guia "Utilizar créditos" > "Crédito de Notas" >, "Abatimento IPVA" > "Selecionar o Renavam do veículo cadastrado" > informar o valor a ser abatido (até o limite de 50% do valor do IPVA). Ao clicar em "Confirmar", o consumidor não poderá cancelar a operação.
O recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) está condicionado ao pagamento do Seguro DPVAT, Taxa de Licenciamento e IPVA.