Mozart Magalhães
O projeto piloto de aplicação de microrrevestimento no trecho de 5km da rodovia MA-234, entre os municípios de Anapurus e Mata Roma, na Regional de Santa Quitéria, deve ser estendido para outras rodovias maranhenses.
Além de apresentar uma economia de 50% em relação aos recursos tradicionais empregados na manutenção e conservação das rodovias, o serviço também contribui de forma efetiva na durabilidade do pavimento.
O microrrevestimento é uma tecnologia semelhante a uma “tinta” que penetra nas fissuras do asfalto e faz o preenchimento dando uniformidade, protegendo e proporcionando um novo “aspecto” às rodovias que recebem a aplicação do produto.
O secretário adjunto de Manobras Rodoviárias explicou que somente as rodovias que apresentam pequenas fissuras no asfalto podem receber o microrrevestimento. “O tratamento da rodovia com esta tecnologia garante menos gastos com a manutenção das rodovias, um prolongamento maior da vida útil do asfalto, além do aspecto visual”, elogiou o secretário.
Como o trecho de 5 km da MA-234 não passava por recuperação havia mais de três anos, foram necessários antes da aplicação do microrrevestimento os serviços de requalificação e fresagem, uma espécie de nivelamento do asfalto para que a rodovia recebesse o material.
O investimento de R$ 571 mil na recuperação com o microrrevestimento também contemplou a sinalização vertical e horizontal, garantindo maior segurança para as pessoas que precisam trafegar no local.
Para o lavrador Antonio Neto, 54 anos, é muito gratificante trafegar numa rodovia praticamente nova depois de ter sofrido por anos e anos transportando o que produziu para vender nas feiras da região em estradas sem condições de tráfego. “Agora está nova, vamos para casa com segurança e até chegamos mais cedo em casa, não tendo que enfrentar os buracos e os riscos de acidentes”, declarou Antonio Neto, que usa a rodovia todos os dias para chegar ao povoado Lagoinha, distante 6km da sede do município de Mata Roma.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura deve aplicar a mesma tecnologia no trecho de 19 km da MA-342, entre os municípios de Monção a Igarapé do Meio, na Regional de Santa Inês. Para o uso do microrrevestimento serão necessários os serviços de recuperação da base, requalificação e drenagem para que a MA receba a capa impermeabilizante que prolonga a durabilidade da rodovia, um investimento de R$ 2 milhões e 400 mil na melhoria significativa das condições de trafegabilidade.
A Sinfra também estuda a aplicação do microrrevestimento em três eixos de grande movimentação rodoviária: Vitória do Mearim – Três Marias (MA-014); Cujupi – Governador Nunes Freire (MA-106) e Chapadinha – Pirangi (MA-034).
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, o emprego do microrrevestimento significa aplicar de forma correta e eficaz os recursos públicos na conservação e manutenção da malha rodoviária maranhense. “A recuperação no trecho entre Mata Roma e Anapurus foi aprovada pela população, ficou belíssima, com aparência de nova, e o trabalho deve ser estendido para beneficiar outras rodovias maranhenses, garantindo economia e o maior alcance dos benefícios à população”, declarou Clayton Noleto. “Nós já recuperamos mais de 50% da malha rodoviária, gerando emprego, renda e favorecendo a economias de todas as regiões maranhenses”.
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