São Luís - Técnicos municipais e das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) iniciaram, nessa sexta-feira (23), uma oficina de capacitação com o objetivo de apresentar a nova plataforma de realização do teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais, com o chamado Dual Path Platform (DPP). O encontro é promovido pelo Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) da SES.
A nova plataforma de duplo percurso produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-manguinhos substituiu a que vinha sendo utilizada na realização dos testes desde o final do ano passado. Segundo o coordenador da oficina, Orlando Frazão, com a mudança na metodologia o novo teste apresenta maior confiabilidade, tornando-o mais seguro.
A oficina prossegue neste sábado (24), em São Luís, e está dividida em dois momentos, visando priorizar, além do uso da nova plataforma (parte prática), a questão do cuidado e da humanização na atenção ao indivíduo que está fazendo os testes.
Para a médica Lêda Martins, coordenadora do setor de prevenção da SEJAP, os fatores de humanização para realização do teste e entrega dos resultados devem ser aliados à política de incentivo para realização do teste, que é opcional.
“Nós implantamos esta política junto a nossa equipe multidisciplinar para que os encarcerados se sintam à vontade na realização da testagem rápida, tanto na chegada quanto ao final de sua passagem pela carceragem. Isso revelou uma triagem dos casos, além de oportunidade de acompanhamento, encaminhamento para os laboratórios, para outro diagnóstico e posterior acompanhamento médico”, disse a médica.
Treinamentos - Neste primeiro momento o treinamento é voltado aos profissionais que já atuam na realização do teste rápido de diagnóstico para HIV, utilizando a antiga plataforma. São técnicos de 21 municípios do Maranhão que constituem o terceiro grupo que esta sendo reciclado pelo Departamento de DSTs/AIDS da SES.
“Após as turmas de profissionais que já vinham recebendo uma série de capacitações realizadas pela SES, daremos ênfase ao treinamento dos técnicos que farão o procedimento nas unidades e CTAs e os que ainda serão inseridos no mercado”, explicou Orlando Frasão.
Publicado em Geral na Edição Nº 14361
Comentários