Técnicos socializam ações do projeto de cooperação técnica Governo do Estado e MEC/PNUD

São Luís - Técnicos de diversas áreas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participam, nessa terça-feira (07), da socialização interna do Projeto de cooperação técnica entre o Governo do Estado, o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Dividida em quatro áreas, chamadas dimensões, a cooperação tem como foco 20 ações para melhoria da realidade educacional do Maranhão. “O projeto visa reestruturação de toda a rede estadual de ensino e já tem ações em prática, como a cooperação mútua entre Estado e municípios”, afirma o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, que é coordenador técnico-gerencial do Projeto.
As equipes que atuam em cada uma das dimensões são compostas por técnicos da Seduc, que nos últimos 9 meses, desde a implantação do projeto, se reúnem para discutir as ações que devem ser realizadas na reestruturação da rede. As quatro dimensões são: gestão educacional, formação inicial e continuada, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos.
Na socialização interna, realizada hoje no auditório do Sesc Olho d’Água, as equipes apresentam o resultado de cada grupo e discutem dúvidas e sugestões. As colaborações feitas serão avaliadas para posterior finalização das ações, o que deve ocorrer até o fim de fevereiro, de acordo com o cronograma do projeto. A etapa seguinte é a apresentação das ações ao Secretário de Educação, João Bernardo Bringel, e à governadora Roseana Sarney. Depois da apresentação, as ações serão implementadas em toda a rede estadual de ensino.
Para a coordenadora técnica do projeto, Liliane Marchiorato, o trabalho tem evoluído satisfatoriamente. “É cada vez maior a compreensão dos técnicos sobre seu objeto de trabalho e a missão da Secretaria, com maior domínio de conteúdo, já que a metodologia da cooperação técnica proporciona esse aprofundamento”, garante a coordenadora, que também é consultora de gestão educacional.
Um dos integrantes do projeto de cooperação técnica é o superintendente de Planejamento da Seduc, Emanuel Denner Lima, que coordena uma das ações da dimensão de gestão educacional. Ele foi o responsável pela apresentação da proposta de um novo organograma da Secretaria. Para Emanuel, “o grande legado desse projeto de cooperação é exatamente a participação dos servidores na construção das propostas de mudança, que podem dar sua contribuição para a melhoria da realidade educacional do nosso Estado”.