Programa Mais Médicos no Maranhão está sendo avaliado por comissão de técnicos durante oficina

Uma comissão técnica formada por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho Estadual de Saúde (CES-MA), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems) e da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil (OPAS) participa, em São Luis, de oficina regional para avaliação do Programa Mais Médicos. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde (MS), acontece até sexta-feira (30), no auditório do Hotel Veleiros, na Ponta D’Areia.
A oficina tem como objetivo principal discutir com as comissões técnicas de quatro estados do Nordeste - Maranhão, Bahia, Ceará, Paraíba - o andamento e o fortalecimento do programa, averiguando as dificuldades encontradas para seu desenvolvimento, bem como os resultados atingidos até agora.
De acordo com Isabel Macedo, coordenadora do Mais Médicos no Maranhão, o objetivo é discutir questões específicas mediante particularidades vividas pelo programa. Segundo ela, o Maranhão anseia por uma ampliação da abrangência e maior autonomia quanto à distribuição desses profissionais.
“Nós defendemos que o debate sobre a qualidade do programa passe por este eixo de interação otimizando o envio dos médicos em uma visão regional e única baseada na vivência prática e conhecimento técnico da nossa realidade”, comentou Isabel Macedo.
Quanto à ampliação do programa, Isabel Macedo acrescenta que 48 dos 217 municípios maranhenses não aderiram logo de início e hoje esperam por uma oportunidade. Muitos desses gestores municipais foram motivados a manifestar suas necessidades pelos resultados obtidos e por experiências de municípios que aderiram ao programa.
Desde que começou a ser desenvolvido, o programa já enviou para municípios maranhenses cerca de 600 profissionais, em sua maioria médicos cubanos que foram destacados para 167 cidades onde prestam assistência à população. (Walber Oliver)