Atleta do Maranhão (à direita) durante combate nas Olimpíadas Escolares

A equipe maranhense da modalidade taekwondo, que participou das Olimpíadas Escolares, categoria infanto (de 15 a 17 anos), na cidade de Curitiba, superou a quantidade de medalhas obtidas na edição anterior da competição nacional. No ano passado, o Maranhão obteve uma única medalha de bronze. Em 2011, os maranhenses subiram ao pódio em duas ocasiões.
Na categoria leve feminino, Tayane Amorim, do Colégio Praguinha, foi bronze, enquanto que, na categoria médio, Luís Sousa Junior, do Colégio Liceu Maranhense, conquistou a medalha de prata.
“Conquistar uma medalha de prata nas Olimpíadas Escolares é muito gratificante. Agora é treinar mais e aperfeiçoar as técnicas para buscar o ouro nas próximas competições”, explicou Luís Sousa Junior, medalhista de prata nas Olimpíadas Escolares.
Além das duas conquistas, o desempenho do Maranhão nas disputas do taekwondo foi considerado muito bom pelo técnico da equipe maranhense Domingos Campos. “Pelo trabalho que vem sendo feito no Estado, o taekwondo tem crescido muito. Todos os nossos atletas mostraram um desempenho acima da média e por isso os bons resultados nas Olimpíadas Escolares”.
Na modalidade taekwondo nas Olimpíadas Escolares, o Maranhão foi representado pelos seguintes atletas: Tayane Amorim (Praguinha), Karine Sousa (Arco Íris), Analise Bispo de Castro (Launé), Thiago Lima (Rosa de Saron), Luís de Sousa Junior (Liceu Maranhense) e José dos Reis Neto (Luíza Sousa Gomes).

Medalhas
Além da prata de Luís Sousa Junior e do bronze de Tayane Amorim, o Maranhão conquistou outras duas medalhas. Na natação, Lorena Pinheiro (Colégio Upaon-Açu) foi bronze nos 100m costas e, no judô, Thalison Chagas (Colégio Roseana Sarney) conquistou um bronze.