São Paulo – O projeto empreendedor de um grupo de 35 estudantes do segundo ano do ensino médio foi eleito a melhor Miniempresa Estadual do Espírito Santo e está entre as 28 finalistas do Prêmio Miniempresa Nacional. Além deles, um jovem de 17 anos, já pai de família, formou-se no programa de capacitação Formare Aprendiz, oferecido pela Suzano Papel e Celulose, com aulas ministradas por voluntários, passou a integrar o quadro de funcionários da empresa e hoje faz planos para cursar engenharia. Estes são alguns casos de sucesso que dão à Suzano motivos de sobra para celebrar o sucesso de seu Programa Voluntariar nesta sexta-feira, Dia Internacional do Voluntariado.
O programa desenvolvido e incentivado pela empresa busca estimular e promover uma cultura de voluntariado que inspire o empreendedorismo social diretamente relacionado ao seu negócio. Ao longo deste ano, a empresa contou com 500 voluntários, entre colaboradores, familiares e parceiros que dedicaram seu tempo e talento em ações transformadoras. O programa tem a educação como principal pilar, como está refletido nos projetos Escola Formare Aprendiz, Suzano na Escola, parcerias com o Instituto Ecofuturo e ações de cidadania.
Nos últimos dez anos, a Suzano vem desenvolvendo o programa de voluntariado com o objetivo de estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno de suas áreas de atuação e incentivar atitudes que representem um compromisso de mudança na sociedade e ofereçam a crianças e jovens uma porta de saída da situação de vulnerabilidade social em que vivem.
Em 2014, a Suzano revisou o posicionamento do programa, criou uma nova identidade e relançou sua rede social, o Portal Voluntariar “www.voluntariarsuzano.com.br), onde é possível conhecer um pouco mais das 165 ações desenvolvidas ou em andamento e mobilizar outras pessoas a participar.
Para encerrar este ano e fortalecer o engajamento e a solidariedade, o Voluntariar lançou a 10ª Campanha de Natal Amigo Solidário dos Meus Sonhos, que historicamente dobra o número de voluntários em relação aos que atuaram durante o ano.
Principais projetos
A Escola Formare Aprendiz, criada em parceria com a Fundação Iochpe, capacita jovens para o mercado de trabalho. Em 2014, a Suzano comemora nove anos deste projeto, que consiste na profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social em salas de aula instaladas nas unidades industriais de Suzano e Limeira (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz. Nesse projeto, em que os colaboradores da Suzano são educadores voluntários, já foram formados 425 jovens, dos quais 74% estão no mercado de trabalho.
Já o Suzano na Escola é um programa desenvolvido em parceria com a Junior Achievement. Em 2014, completaram-se seis anos de trabalho conjunto, atuando em projetos como “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Introdução ao Mundo dos Negócios”, “Vamos Falar de Ética”, “Empresário-Sombra Por Um Dia” e “Miniempresa”, aplicados em escolas estaduais de São Paulo, Bahia e Maranhão.
O Miniempresa, por sua vez, é o projeto piloto que possibilitou que 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da região de Mucuri (BA), criassem a Arts Luminar, uma produtora de luminárias de sisal eleita a melhor miniempresa do Espírito Santo. Nesta iniciativa, os estudantes se convertem em miniempresários e aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
Voluntariar em Imperatriz
Apesar da empresa em Imperatriz estar em operação há menos de 01 ano, a unidade já conta com 114 voluntários entre colaboradores próprios, terceiros e seus familiares.
Além da Escola Formare que beneficia 20 jovens das comunidades próximas à fábrica, o programa Suzano na Escola já beneficiou quase 150 jovens.
Sobre a Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.
Comentários