Cerca de 350 supervisores e professores do 3º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino, que não alcançaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2011, participam nessas quarta (11) e quinta (12) da formação promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave). A formação integra o projeto estratégico de intervenção pedagógica com o foco voltado para 77 escolas da Unidade Regional de Educação de São Luís.
A supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, explica que as escolas inseridas na proposta de intervenção pedagógica serão apoiadas pelos setores da Sueb/Sae, no triênio 2013 a 2015, envolvendo ações integradas para redimensionar a prática pedagógica dessas realidades, propondo encaminhamentos que possibilitem superar os problemas inerentes ao contexto escolar, os quais interferem no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a formação, realizada na escola U.I. Sotero dos Reis, nos turnos matutino e vespertino, será elaborado um plano de ação de intervenção pedagógica tendo como base as matrizes de referência de leitura e Matemática da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e as matrizes de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica/Prova Brasil.
De acordo com Vera Lúcia, a formação que tem como público alvo os professores de Matemática e Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental, será implementada inicialmente nas escolas da URE de São Luís com a elaboração do planejamento de intervenções pedagógica nas salas de aula.
Ela destaca a importância da realização de formações para garantir suporte ao corpo docente, bem como a realização de acompanhamento do processo pedagógico no espaço escolar, para que os estudantes das escolas públicas desenvolvam as habilidades mínimas necessárias para aprender cada vez melhor.
“É necessário que os estudantes sejam capazes de reconhecer, compreender e aplicar conhecimentos a situações diferentes e a resolução de problemas, os desafios da vida cotidiana”, afirma Vera Lúcia.
Durante a fase de elaboração o calendário da formação, a Seduc reuniu a equipe de acompanhamento técnico pedagógica da URE São Luís, gestores e supervisores escolares para apreciação e aprovação da proposta.
Na ocasião, foi discutida a importância desse trabalho e as estratégias de execução como a formação continuada dos professores, a necessidade de acompanhamento e posteriores encaminhamentos, com vistas à sistematização de informações que reorientem a práxis pedagógica nas escolas.
Publicado em Geral na Edição Nº 14804
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